7 (b) Ao lado de Maria, em atitude de quem protege o Menino e sua mãe, está São José. Geralmente, é representado com o bordão na mão e, por vezes, também segurando um lampião. São José desempenha um papel muito importante na vida de Jesus e Maria. É o guardião que nunca se cansa de proteger a sua família. Quando Deus o avisar da ameaça de Herodes, não hesitará a pôr-se em viagem emigrando para o Egito (cf. Mt 2, 13-15). E depois, passado o perigo, reconduzirá a família para Nazaré, onde será o primeiro educador de Jesus, na sua infância e adolescência. José trazia no coração o grande mistério que envolvia Maria, sua esposa, e Jesus; homem justo que era, sempre se entregou à vontade de Deus e pô-la em prática. (Papa Francisco – Carta Admirável Sinal, sobre o significado e o valor do presépio).

Meditação: No silêncio de José a coragem ganha voz e a fé torna-se a realidade que ensina, fortalece e transforma. Inspirar-se em José é abrir-se para providência divina que encaminha nossa vida por caminhos de luz e paz.

Imagem: Natividade. Autor: Lorenzo Costa. Data: 1490. Local: Museu de Belas Artes, Lyon, França.