No último domingo, 15 de maio, foi realizada a primeira Pedalada de Santa Rita de Cássia, promovida pela Paróquia Santa Rita de Cássia, Decanato Leste. A pedalada reuniu 300 participantes para os trajetos entre as ruas do Jardim Califórnia e San Fernando e as Estradas do Limoeiro e do Periquito. A pedalada abriu os festejos da Semana da Padroeira 2022

O evento, organizado por Arlindo Bonfim Neto e coordenada pelo Marcos e Rita de Cássia, tem como objetivo reunir os pedaleiros de Londrina e região para se movimentar, confraternizar e promover e divulgar a campanha para o futuro santuário e a devoção a Santa Rita de Cássia.

Desde as 6h da manhã, os 300 inscritos (207 homens e 97 mulheres), vindos de 18 cidades do Norte do Paraná, Sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, se reuniam em frente à paróquia. A concentração para a pedalada contou com um café da manhã reforçado, entrega do kit de participação, equipe de enfermagem e alongamento para encarar dois percursos de 30 km e 55 km.

Todas as vagas disponibilizadas foram esgotadas e mesmo com o tempo chuvoso, muitos ciclistas se aventuraram. A largada foi iniciada às 8h da manhã, após a benção do pároco padre Edivan Pedro e as últimas instruções relativas ao trajeto a ser percorrido.

Vale destacar dentro deste percurso foi montado uma robustas estrutura, onde todos os inscritos foram identificados com placas e protegidos com um seguro-atleta, com quatro pontos de apoio aos pedaleiros, com atendimento médico e uma equipe de apoio móvel para recolher aqueles que tivessem problemas durante o percurso.

Os que terminaram a prova ganharam uma medalha comemorativa de participação. Além disso, foi premiada a maior equipe: os Sem Fronteiras, da cidade de Londrina; o mais jovem a participar da prova: Vinicius, de nove anos, de Cambé; e o mais velho: Cosme, de Londrina.

Dentre as centenas de pessoas que participaram do evento, é importante escutar as impressões que elas tiveram desta novidade promovida pelo nosso santuário. Sirlene Aparecida Rodrigues, de Londrina, conheceu o Santuário por causa da pedalada: “É maravilhoso, é gratidão, ver tantos ciclistas, é muita gratidão, Deus é maravilhoso”, destaca.

Já Vinicius Correio Casado de Lima, que é um ciclista corriqueiro e encarou o trajeto de 55 Km, destaca que o evento foi bem organizado: “Nós estamos usando esse evento para a Rota das Catedrais, é o último evento antes deste evento maior, com uma distância maior”, explicou Vinícius.

Rita de Cássia, membro da equipe do Projeto Santuário e também da organização do evento, ressalta que foi preparada uma estrutura muito grande para atender bem os 300 ciclistas, pensando em todos os detalhes: médicos, alimentação, acolhida, respeitando todas as normas, e também valorizando o trabalho dos 40 voluntários, fundamentais para que ocorra tudo nos conformes este evento. “É muito emocionante, o coração transborda de alegria, com o pessoal jovem da pedalada muito feliz, e isso nos motiva a fazer mais e mais”, fala Rita.

Arlindo Bomfim Neto, coordenador e organizador do evento, destaca que este evento é uma construção de uma grande equipe: “Nós partimos para a atividade para colocar a pedalada funcionar, e com o apoio da comunidade e dos patrocinadores, pensar a integridade física dos participantes, proporcionando um seguro de vida e o nosso maior objetivo aqui é o ciclista que está participando desta pedalada em prol do Santuário de Santa Rita de Cássia tenha uma boa impressão, e acreditando que a nossa padroeira está abençoando, eu estou muito satisfeito com o evento”, falou Arlindo.

Como destacado pelo Bonfim, o evento não acontece sem o trabalho de uma grande equipe, e se destaca o trabalho de vários voluntários, entre eles, a Érica Oliveira Domingos, que se engajou na participação deste evento devido ao trabalho no Santuário: “É muito especial, é muito trabalho, organizando durante a semana os kits, mas muito orgulho e felicidade com tanto ciclista aqui no Santuário de Santa Rita de Cássia”.

E faz um convite a todos aqueles que querem ajudar na construção, espiritual e física, do nosso santuário: “É muito gratificante, venha procurar as pastorais, a gente precisa de muitos voluntários para as várias atividades pastorais que existem hoje”.

A pedalada não seria possível sem os apoios de: Supermercado SuperNorte; CGL Assessoria Esportiva; Sanepar; Sicredi; Sucos Natu; Loja Poderosão da Limpeza; Pai&Filhos Pastelaria; Bananinha Palmital; Gulosina Alimentos; Farmácias Nissei; Duque Bikes; S2 Bike Shop e Medical Care e a também a colaboração da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Além disso, na hora do almoço foi promovida uma macarronada com porpeta, que reuniu cerca de 400 pessoas no salão paroquial num divertido e animado Show de Prêmios.

A Semana da Padroeira 2022, com o tema “Santa Rita, exemplo de acolhida” continua com muitas atividades, com as Novena Mensal e as Missas Especiais; o Show com Thiago Tomé, e encerrando com a grande festa no dia 22, sendo que nestes dias teremos quermesse, loja de artigos religiosos, Capela das Graças,  Gruta de Santa Rita, Capela das Velas e Nicho com a Relíquia de Santa Rita.

Solidariedade

A paróquia também está recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas necessitadas da paróquia.

Programação da Semana da Padroeira:

17/5 – terça-feira

9h – Novena em honra a Santa Rita de Cássia (Presencial e on-line)

19h30 – Santa Missa: “Santa Rita, Exemplo de Acolhida dos Enfermos”

Bênçãos da Saúde – Celebrante: Pe. Paulo Ricardo Batista

18/5 – quarta-feira

9h – Novena em honra a Santa Rita de Cássia (Presencial e on-line)

18h30 – Oração do Terço de Santa Rita

19h30 – Santa Missa: “Santa Rita, Exemplo de Acolhida dos Filhos”

Bênçãos dos Filhos – Celebrante: Pe. Marcelo Gomes dos Santos

19/5 – quinta-feira

9h – Novena em honra a Santa Rita de Cássia (Presencial e on-line)

19h30 – Santa Missa: “Santa Rita, Exemplo de Acolhida da Vocação Religiosa”

Bênçãos da Juventude – Celebrante: Pe. Humberto Lisboa Nonata Gema

20/5 – sexta-feira

9h – Novena em honra a Santa Rita de Cássia (Presencial e on-line)

19h30 – Santa Missa: “Santa Rita, Exemplo de Acolhida das Cruzes Diárias”

Bênçãos dos Crucifixos e dos Terços – Celebrante: Pe. Laurindo Lopes da Silva

21/5 – sábado – Véspera da Festa da Padroeira

9h – Novena em honra a Santa Rita de Cássia (Presencial e on-line)

12h – Santa Missa Mariana – Celebrante: Pe. Edivan Pedro dos Santos (pároco)

19h – Santa Missa: “Santa Rita, Exemplo de Acolhida da Fé”

Bênçãos das Bíblias – Celebrante: Pe. Edivan Pedro dos Santos (pároco)

20h30 – Show Musical com Thiago Tomé – Missionário da Canção Nova

22/5 – domingo – Dia de Santa Rita de Cássia

Será um dia muito especial, as equipes da paróquia estarão recebendo os devotos, caravanas de romeiros e comunidade para um dia de adoração, oração, celebração, alegria, emoção, confraternização e fé, pedindo a Deus, por intercessão de Santa Rita, muitas bênçãos para cada um daqueles que busca paz, amor, esperança e luz para um mundo melhor. Neste dia é o momento de se encontrar com o Cristo Eucarístico.

Das 5h às 11h – Rota dos Santuários

6h – Santa Missa

Celebrante: Pe. Evandro Delfino

Das 8h às 12h – Confissões

8h30 – Desfile de Santa Rita

10h – Santa Missa

Celebrante: Dom Geremias Steinmetz – arcebispo de Londrina (na celebração, dom Geremias instituirá como acólito Ivan Marcelo da Silva Rodrigues, membro da comunidade)

12h – Santa Missa

Celebrante: Pe. João Giomo (PIME)

13h – Bênçãos dos carros

14h às 18h – Confissões

14h30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Renato Aparecido Ferraz Pelisson

16h30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Djonh Denys

18h30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Edivan Pedro dos Santos (pároco)

20h – Procissão Luminosa

*trazer velas

Horários especiais de funcionamento da Praça de Alimentação e Loja de produtos religiosos:

21/5: das 18h às 22h

22/5: das 6h às 22h

Pascom Paroquial