A reflexão da Festa deste ano tem sua base na proposta apresentada pelo Papa Francisco para a Igreja nos próximos anos: “comunhão, participação e missão”.

Na Catedral Metropolitana serão realizadas quatro celebrações: às 8h, às 10h30, às 15h e às 18h. O Vigário da Catedral, padre Wendel Perre dos Santos abre a programação com a missa das 8h, que contará com o toque do Coral Santa Cecília – com seus 85 anos de tradição na cidade – e a presença dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) de toda arquidiocese.

O ponto alto do dia será às 10h30 com a missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Geremias Steinmetz. Para esse momento, são esperados todos os padres e diáconos que compõem o clero da arquidiocese, além da participação massiva de seminaristas, religiosos e todo o povo de Deus. Autoridades Municipais, Estaduais e Federais também já confirmaram presença. “Este é o momento mais aguardado durante o ano por toda a comunidade católica da nossa cidade. Dentro da experiência sinodal que estamos vivenciando com o Papa Francisco, vamos estar todos participando em comunhão aqui na Igreja Mãe, a nossa Catedral do Coração” – pontua o Cura da Catedral, padre José Rafael Solano Durán, sobre o Dia de Oração pela Santificação do Clero. A celebração promete ser emocionante e será abrilhantada com um Coral composto por vozes vindas de diversas comunidades, tendo transmissão pela Rádio Alvorada.

Durante a tarde, como já é tradicional de todas as sextas-feiras do ano, às 15h, o Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa) participa da Santa Missa presidida pelo assessor do movimento, padre Paulo Henrique Alencar. Nesta data em especial são esperados os quase 5 mil membros do Movimento de todas as 83 paróquias da arquidiocese.

Ao final da tarde, a programação deste dia festivo se encerra às 18h com a “Missa Jovem”, presidida por padre Dirceu Júnior dos Reis, assessor do Setor Juvenil. A celebração contará com a presença de milhares de jovens e adolescentes dos diversos grupos de toda região.

FEIJOADA SOLIDÁRIA

Tendo em vista a proporção grandiosa da festa e a antecipação necessária para organização – devido à instabilidade sanitária – a comunidade optou por uma quermesse no modelo drive-thru para maior segurança de todos. A “Feijoada do Padroeiro” será realizada no Domingo, dia 26 de Junho. Cada porção custa R$50 (servindo até 4 pessoas). Os convites podem ser adquiridos na Secretaria da Catedral, ao lado da Livraria Dom Geraldo. A retirada será no estacionamento – no subsolo da Catedral – das 11h até às 15h. “Uma feijoada no almoço de domingo, ainda mais com esse friozinho, cai muito bem! Restam pouquíssimos convites! Vamos juntos com uma boa comida celebrarmos a Festa do nosso Padroeiro e também ajudarmos as obras de revitalização da nossa Catedral.” – conclui o Cura, Padre Rafael.

Catedral Metropolitana de Londrina

Foto: Terumi Sakai

Acompanhe as missas no Dia do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus