O Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional (SAV/PV) do Regional Sul 2 da CNBB realiza em agosto a 4ª Jornada Regional de Oração pelas Vocações. A partir do tema “Peregrinos porque chamados!” e o lema bíblico “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5), a iniciativa convida toda a Igreja do Paraná a se unir em oração pelas vocações.
Este ano, o evento está inserido no contexto do Ano Jubilar, que tem por tema: “Peregrinos de Esperança”. Segundo o coordenador regional do SAV‑PV, padre Roberto Cesar de Oliveira, o material foi elaborado a partir de duas perspectivas. “Em primeiro lugar, nós voltamos o nosso olhar aos sinais da esperança, indicados pelo Papa Francisco, na Bula de proclamação do Jubileu. Em um segundo momento, nós rezamos pelos vocacionados e vocacionadas, como peregrinos da esperança, que na concretude de sua vocação, são sinais de esperança na vida dos jovens, dos pobres, dos migrantes, dos prisioneiros, dos idosos, dos doentes e dos que precisam da paz”.
A Jornada de Oração visa sensibilizar as comunidades a reconhecerem as vocações como caminhos de esperança, servindo aos mais vulneráveis e fortalecendo o anúncio do Reino de Deus. Em todos os dias do mês de agosto, em todos os cantos do Paraná, haverá pessoas reunidas rezando o terço, com reflexões que reafirmam o compromisso dos fiéis de suplicar ao Espírito Santo para que envie novos vocacionados à Igreja.
Subsídio de oração
Para esse momento, o SAV/PV disponibiliza um subsídio com o roteiro de oração para cada mistério do Rosário. Ele está disponível para download, tanto na versão para impressão, quanto para o uso digital. A proposta é que, ao longo de todo o mês, diariamente, os padres, os religiosos e religiosas, os seminaristas, os formandos e os leigos se reúnam para rezar pelas vocações.
Essa Jornada de Oração está entre tantas iniciativas realizadas durante o mês vocacional, com o objetivo de dar visibilidade às vocações específicas: ao ministério ordenado, ao matrimônio, à vida consagrada religiosa e à vida laical. Ela convida todos os fiéis a assumirem sua missão como verdadeiros “peregrinos da esperança”, sustentados pela fé e pela certeza de que o amor de Deus jamais decepciona.
“Que possamos, em nossa jornada, rezar pelas vocações na vida da Igreja, para que sejam sinais de esperança no mundo. Sejamos insistentes em pedir ao Senhor da messe, que mande operários à sua grande messe”, disse padre Roberto.
Karina de Carvalho Nadal
CNBB Sul 2

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.