O Curso de Teologia da PUC e o Centro Acadêmico São João Paulo II realizaram, entre os dias 20 e 24 de outubro, a 20ª Semana Teológica, com o tema: 60 anos do Concílio Vaticano II. O evento marcou também os 20 anos do curso de Teologia da PUC Londrina, que, ao longo de sua história, formou diversos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos comprometidos com a missão da Igreja e o diálogo entre fé e cultura. O encontro foi realizado em dois períodos: de manhã e à noite, e contemplou tanto o clero, religiosos, como leigos.
Nesta edição da semana, os participantes foram convidados a mergulhar no estudo das quatro Constituições do Concílio Vaticano II: Sacrosanctum Concilium (sobre a Sagrada Liturgia), Lumen Gentium (sobre a Igreja), Dei Verbum (sobre a Revelação Divina) e Gaudium et Spes (sobre a Igreja no mundo atual), textos que iluminam a vida e a missão da Igreja no tempo presente.
O primeiro dia de palestras foi dedicado à Constituição Conciliar Sacrossanto Concílio, que trata da Sagrada Liturgia, assessorado pelo arcebispo de Londrina dom Geremias Steinmetz e o padre Dr. Sandro Ferreira, professor do curso de teologia e presbítero da Arquidiocese de Maringá. Dom Geremias abordou a temática da liturgia pré-conciliar e o padre Sandro a temática da liturgia e dos sacramentos na Igreja pós-conciliar.
O segundo dia tratou sobre a Palavra de Deus e a Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Revelação Divina. Os conferencistas, dom Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, e a professora M.ª Juliana Triana, professora da Corporácion Universitaria Minuto de Dios, de Bogotá, Colômbia, dedicaram suas reflexões à Palavra de Deus no pós-concilio e sua incidência na vida dos leigos.
O terceiro dia abordou o tema da Sacrosanctum Concilium e a contribuição do Concílio Vaticano II na reforma do Missal e rituais. As conferências foram conduzidas pelo padre Fábio Balbino, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, professor da PUC-RJ, e padre Marcos Roberto, da Arquidiocese de Maringá e professor da PUC-PR.
O quarto dia de encontro foi marcado pela comemoração dos 20 anos da presença do curso de teologia, inclusive com a Santa Missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, e pelo lançamento da Revista Teológica Pastoral Norte do Paraná, on-line e pode ser acessada por todos gratuitamente.
Com a presença do secretário geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Ricardo Hoepers, o quarto dia de trabalhos da semana teológica teve como ponto de reflexão a Constituição Pastoral Gaudium Et Spes, sobre a Igreja no mundo atual, tendo como tema A vida humana e o respeito pela mesma à luz da Gaudium Et Spes.
O encerramento da XX Semana Teológica contou com a presença dos cardeais dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB e do CELAM, e dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, que refletiram sobre a temática da Igreja.
Dom Paulo enfatizou que o concílio foi “da” Igreja e “para” a Igreja, destacando que a eclesiologia do concílio é uma eclesiologia de comunhão. Ele destacou o sínodo dos bispos de 1985 que ressalta a ideia da Igreja como communio (comunhão), a qual, estabelece sua relação com Deus através de Jesus e no Espírito. Neste sentido, afirma que a Igreja enquanto comunhão funda-se como sacramento para a salvação do mundo.
Em sua fala, dom Jaime Spengler destacou a relação do concílio e a sinodalidade ressaltando que a inculturação ainda se estabelece como um desafio que ficou esquecido no tempo. O concílio, para o presidente da CNBB, foi uma atitude pastoral nova em tempos epocais, do qual somos herdeiros e responsáveis pela multiplicação dos seus frutos. No rumo das mudanças, o arcebispo considera que o diálogo rompe com a ideia de uma Igreja fechada em si mesmo, compreendendo que há a necessidade de uma mudança de mentalidade. Entres os frutos do concílio, dom Jaime sublimou a colegialidade episcopal com os surgimentos das conferências nacionais.
Com júbilo, o Centro Acadêmico São João Paulo II, a coordenação do curso de Teologia e o seu colegiado agradeceram a todos os envolvidos na realização do evento e pela participação da comunidade estudantil, de padres, leigos e leigas da arquidiocese.
Pascom Arquidiocesana
(com informações de Roberto de Souza – seminarista da Arquidiocese de Londrina)
Fotos: Adailton Costa, Ernani Roberto, Juliana Mastelini Moyses e Tiago Queiroz


















Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.