O arcebispo dom Geremias Steinmetz instituiu no último domingo, 23 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, 89 ministros catequistas para o serviço na Arquidiocese de Londrina. A Santa Missa foi na Catedral e reuniu catequistas, familiares e amigos. Este é o segundo grupo a receber a instituição na arquidiocese, desde que o Papa Francisco instituiu esse ministério, em 2021, com a carta apostólica Antiquum Ministerium.

Como preparação para esse dia, os catequistas passaram por uma formação de nove meses em que estudaram temas como Jesus Cristo, centro da catequese; o ministério do catequista, e dimensão sócio-transformadora da Igreja.
Em sua homilia, dom Geremias citou alguns pontos da carta apostólica do Papa Francisco que instituiu o ministério do Catequista e destacou a importância de rezar, estudar e participar da vida da comunidade. O serviço de transmissão da fé que o catequista exerce se dá em diferentes etapas: desde o primeiro anúncio, passando pela instrução da vida nova em Cristo e preparação para os sacramentos de iniciação cristã, até a formação permanente que faz com que cada batizado possa dar a razão de sua fé a todo que o pedir. “Uma identidade que só mediante a oração, o estudo e a participação direta na vida da comunidade é que se pode desenvolver com coerência e responsabilidade”, falou dom Geremias.
O arcebispo parabenizou os catequistas e destacou a importância das famílias e de todas as pessoas que colaboraram para que possam exercer sua vocação. “Atrás de vocês eu sei que tem um marido, uma esposa, tem filhos, tem pessoas que colaboraram para que vocês pudessem fazer essa preparação, para que vocês possam viver o vosso ministério, vocês precisam de gente que vos ajudem, até mesmo para cuidar da vossa casa. E sei que muitos de vocês pagam com o próprio recurso, o recurso da própria família a vossa formação.”


E agradecendo pelo testemunho de cada catequista, dom Geremias destacou que a recompensa pela sua doação vem do próprio Jesus, em frutos para a vida eterna. Como o ladrão ao lado da cruz que falou diretamente a Jesus, os catequistas podem dizer: “eu faço isso, Senhor, com o meu coração”. Ao que certamente Jesus responde: “ainda hoje tu estará comigo no paraíso”, finalizou dom Geremias.
Após a homilia, os 89 catequistas se dirigiram ao presbitério e o arcebispo, em oração, pediu a Deus abundantes graças e bênçãos para que eles sirvam fielmente a Igreja, vivam com exatidão o seu batismo e colaborarem com os pastores no apostolado, anúncio e transmissão da fé.
Em seguida, dom Geremias entregou a cada catequista a cruz e a Bíblia, simbolizando a nossa fé, fonte de verdade e de caridade, e enviando-os a anuncia-la com a Palavra e com a vida.
Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina
Fotos: Ernani Roberto, Kacieli Mendes e Vanessa Castilho





















Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.