Inspirados na proposta de uma Igreja mais próxima das pessoas, de pastores com o “cheiro de suas ovelhas”, como pede o papa Francisco, os grupos do Movimento Apostólico de Schoenstatt realizam no próximo domingo, dia 28 de fevereiro, a Abertura do Ano da Família de Schoenstatt, em um evento on-line, das 9 às 11 horas, a partir da Casa Tabor e do Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Londrina, com transmissão via YouTube e o aplicativo Zoom.

 

Além do início das atividades do ano de 2021 para os vários ramos, termo utilizado para definir os grupos do movimento, o evento abre também o triênio de atividades que traz por lema “Família Tabor, transfigura hoje a realidade!”. Quando a expressão “Schoenstatt em Saída”, neste novo século, ganha cada vez mais vida, o lema resume o empenho do movimento em mostrar quem somos – para a Igreja, para a Arquidiocese – enquanto ramos e CMP (Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt) e também enquanto mão de obra disponível para os trabalhos pastorais nas paróquias das quais pertencem os integrantes do movimento.

 

Presente em Londrina há quase oito décadas, a história do Movimento de Schoenstatt, do Santuário da Mãe Rainha, está unida à história da cidade, ambos cresceram juntos. Em seus tempos à frente da Arquidiocese de Londrina, Dom Albano Cavallin dizia: “o Santuário é o coração de Londrina”. Além dos trabalhos de espiritualidade de famílias, mães, jovens e enfermos, a atuação da Mãe e Rainha de Schoenstatt na formação de líderes na área da saúde, educação, trabalho social e apostólico.

 

Como exemplos desse trabalho, na área da saúde, a partir do Santuário, Schoenstatt, o movimento colabora com ensino técnico de profissionais na escola de enfermagem ‘Mater Ter Admirábilis’ e na formação espiritual de funcionários e pacientes na Santa Casa, Hospital Infantil e Mater Dei.

 

Na educação, a pedagogia de Schoenstatt está presente na creche do bairro Marabá, que atende mais de 100 crianças, e no Colégio Mãe de Deus, que desde o ano de 1936 já formou 80 mil alunos.

 

A grande presença, no entanto, está na CMP, pela qual 2150 imagens, coordenadas por 2150 missionárias passam mensalmente nas casas de 30 famílias cada uma delas em média, num total de 64.500 famílias. Estima-se, então, que 258 mil pessoatenham contato com a MTA (Mãe Três vezes Admirável de Schoenstatt) todos os meses.

 

Comunicação Schoenstatt Londrina