No fim de semana, de 18 a 20 de fevereiro, três comunidades do caminho neocatecumenal da Paróquia São José Operário, Decanato Oeste, realizaram a “Convivência de início de curso de 2022” na casa de encontros Monte Carmelo. O encontro encerrou com a solene Eucaristia presidida pelo padre Dirceu Reis, pároco. Em sua homilia o padre destacou a beleza da liturgia que nos inspira a viver nossa liberdade plenamente em Deus por meio dos sacramentos e da vida em comunidade inspirada em Atos dos Apóstolos. A convivência de início de curso tem o objetivo de amadurecer na fé e viver a iniciação à vida cristã como orienta o Concílio Vaticano ll.

Caminho Neocatecumenal

No início dos anos 60, Francisco Gómez Argüello (Kiko), um pintor espanhol, depois de uma crise existencial, descobriu no sofrimento dos inocentes o mistério de Cristo crucificado, presente nos últimos da terra. Esta experiência o levou a abandonar tudo e, seguindo as pegadas de Charles de Foucauld, foi viver entre os pobres de Palomeras Altas. Neste processo recebe a inspiração da Virgem Maria: “Há que fazer comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré, que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo.”

Carmen Hernández, também espanhola, licenciada em Química, formou-se no Instituto das Missionárias de Cristo Jesus. Licencia-se em Teologia com os Dominicanos de Valência e descobre a renovação do Concílio Vaticano II através do liturgista Mons. Pedro Farnés Scherer. Depois de dois anos em Israel em contato com a tradição viva do povo judeu e os lugares da Terra Santa, regressa a Madri com a esperança de formar um grupo missionário para evangelizar os mineiros de Oruro (Bolívia). Através de sua irmã, entra em contato com Kiko Argüello nos barracos de Palomeras, constrói um barraco sobre o tapume de uma fábrica e começa a colaborar com ele.

“O Caminho Neocatecumenal, enquanto itinerário de descoberta do próprio Batismo, é um caminho exigente, ao longo do qual um irmão ou uma irmã pode encontrar dificuldades imprevistas. Nesses casos o exercício da paciência e da misericórdia por parte da comunidade é sinal de maturidade na fé. A liberdade de cada um não deve ser forçada, e deve-se respeitar também a eventual escolha de quem decidir procurar, fora do Caminho, outras formas de vida cristã que o ajudem a crescer na resposta ao chamado do Senhor”, disse o Papa Francisco (01/02/2014).

O Caminho Neocatecumenal está a serviço dos bispos e dos párocos como itinerário de redescobrimento do Batismo e de formação permanente na fé e é proposto aos fiéis que desejam reavivar em sua vida a riqueza da iniciação cristã. O Caminho – cujo itinerário se vive nas paróquias, em pequenas comunidades constituídas por pessoas de diversas idades e condições sociais – leva, gradualmente, os fiéis à intimidade com Jesus Cristo e os transforma em sujeitos ativos na Igreja e testemunhas da Boa Notícia.

Atualmente, o Caminho Neocatecumenal está presente em 134 nações dos cinco continentes, com 21.300 comunidades em 6.270 paróquias. Conta com 1.668 famílias em missão, das quais 216 são missões “ad gentes” em cidades descristianizadas nos cinco continentes, e com 125 seminários Diocesanos Missionários “Redemptoris Mater”.