Drama sobre o santo pode ser assistido no Cinemark do Shopping Boulevard na sessão das 19h30

Baseado em fatos reais, chega aos cinemas do Brasil “O Santo de Todos – A vida e missão de Santo Antônio Maria Claret”, drama espanhol, produzido pela Bosco Films e aqui distribuído pela Kolbe Arte Produções, que vem se destacando na promoção de filmes com temática católica no país.

Dirigido por Pablo Moreno (Luz de Soledad; São Pedro Poveda  – 2016), o longa traz um relato contemporâneo do jesuíta, que chegou a ter a vida ameaçada por defender valores humanos e sociais.

O ponto de partida  é o ano de 1930, quando o escritor Azorín descobre que a história de Claret havia sido adulterada, um engano perpetrado por quase 60 anos. Ansioso por desfazer este equívoco, o intelectual mergulha num processo investigativo que lhe revela informações importantes sobre o verdadeiro caráter e personalidade do religioso católico.

O filme destaca episódios importantes de Claret, como o período em que foi arcebispo de Cuba – à época, sob domínio da Espanha – onde reorganizou a diocese e dedicou-se a assistir a população mais pobre, também lutando contra a escravidão na ilha caribenha. De volta à terra natal, foi chamado a ser conselheiro e confessor da Rainha Isabel II, num tempo conturbado para a Coroa espanhola.

Do momento em que descobre sua vocação até sua morte, aos 62 anos, Antônio Maria Claret procurou acolher a todos que necessitassem. Por este motivo, ao canonizá-lo, em 1950, o Papa Pio XII deixou uma reflexão sugerindo-o como um santo para todos: “Se os operários, se os padres, se os bispos, se todo o povo cristão olham para ele, certamente todos eles têm motivos para se comover com seus excelentes exemplos e ser estimulados a alcançar aquela perfeição cristã”.

Além da Espanha, “O Santo de Todos” já foi exibido no México e está chegando ao público dos Estados Unidos e da Argentina. O filme tem o apoio da Família Claretiana no Brasil que, além da Congregação dos Missionários do Imaculado Coração de Maria, fundada por Claret, abriga instituições de ensino, editora, livraria e veículos de comunicação.

Sinopse

“O Santo de Todos” se baseia em fatos reais e retrata a trajetória do espanhol Antônio Maria Claret, um padre católico, fundador da Congregação dos Missionários e Missionárias Claretianos.

O ponto de partida é o ano de 1930, quando o escritor e intelectual Azorín descobre que a narrativa sobre a vida e obra de Claret havia sido adulterada, um engano que se perpetrara por quase 60 anos. Este processo de investigação envolve uma viagem pela história do personagem, mergulhando em seus pensamentos e ações, revelando detalhes de sua vida, como o período em que foi arcebispo de Cuba, promovendo melhorias espirituais e sociais e no tempo em que foi confessor da rainha Isabel II da Espanha (1857-1869)

Sob a direção de Pablo Moreno –  o Santo de Todos traz um relato contemporâneo de Padre Claret.

Assessoria de imprensa

Foto: Divulgação