No dia primeiro de fevereiro de 1956, através da bula “Latíssimas Partire Eclesias”, o Papa Pio XII criou a Diocese de Londrina. Sua instalação se deu em 17 de fevereiro de 1957, sendo escolhido como primeiro bispo o então padre Geraldo Fernandes Bijos, CMF, e elevada a arquidiocese em 31 de outubro 1970.
Situada no Norte do Paraná, é formada por três áreas distintas: centro, periferia e rural. A cidade e a maioria dos municípios que compõem a arquidiocese são novas, têm pouco mais de setenta anos, sendo que Londrina é a segunda maior cidade do Paraná.
A Arquidiocese de Londrina é composta por 16 municípios: Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã, Sertanópolis, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Porecatu, Florestópolis, Miraselva, Prado Ferreira, Centenário do Sul, Lupionópolis, Jaguapitã e Tamarana.
A Arquidiocese é organizada em 11 Decanatos:
Centro (11 Paróquias), Sul (6 Paróquias), Norte (10 Paróquias), Leste (10 Paróquias), Oeste (9 Paróquias), Tamarana (6 Paróquias), Porecatu (6 Paróquias), Rolândia (7 Paróquias), Sertanópolis (5 Paróquias), Ibiporã (5 Paróquias), Cambé (9 Paróquias).
No total são 83 paróquias e mais de 800 comunidades.
O Presbitério é composto por padres diocesanos (87 padres diocesanos), e religiosos e (66 padres religiosos de 15 Congregações), vindos de diversos países.
As Congregações Femininas com seus diversos carismas e empenho missionário, evangelizam e dinamizam a Igreja de Londrina (23 Congregações femininas, sendo 1 nativa e em torno de 450 religiosas).
Os Diáconos permanentes muito colaboram em nossa Igreja com seu testemunho.
São 87 diáconos permanentes a serviço da Igreja de Londrina.
Desde 2017, está a frente da Arquidiocese de Londrina o arcebispo dom Geremias Steinmetz, exercendo seu pastoreio sob os cuidados do padroeiro o Sagrado Coração de Jesus.
Neste dia em que celebramos os 67 anos da criação da Diocese de Londrina, eleve uma oração da Deus pela nossa Igreja Particular.
Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!
Foto: Terumi Sakai | Pascom
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.