O arcebispo dom Geremias Steinmetz participa, entre os dias 6 e 10 de março, em Brasília (DF), da etapa continental do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. A chamada Assembleia Regional do Cone Sul tem a participação de 186 representantes da Igreja Católica da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil e retoma os apontamentos feitos durante a fase diocesana do sínodo.
Em Londrina, como nas demais dioceses do mundo, a fase arquidiocesana foi realizada de outubro de 2021 a julho de 2022. Nesse período foram ouvidas as lideranças e comunidades, que responderam a um questionário enviado pelo Santo Padre. A partir das respostas das comunidades, uma síntese foi enviada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que elaborou uma nova síntese, levando em consideração as contribuições das 279 dioceses e prelazias do Brasil, além de congregações religiosas, escolas, comissões, pastorais e organismos. “Todas essas sugestões foram resumidas e a síntese brasileira foi enviada para Roma”, explica dom Geremias.
Em Roma uma nova síntese foi feita a partir dos mais de 110 relatórios do mundo, provenientes tanto das conferências episcopais, como de organizações e também outras igrejas cristãs Por um pedido do Papa Francisco, essa síntese feita por Roma volta às bases para ser discutida em âmbito continental.
Devido à grande extensão da América Latina, o território foi dividido em 4 lugares de trabalho: 1) países da América Central e México; países do Caribe; países bolivarianos; e países do Cone Sul.
Dom Geremias pede aos fiéis de Londrina que estejam em oração pelos trabalhos que irão realizar. “Nesta semana, a gente estará dando opiniões e analisando com essas 186 pessoas, guiados pelo Espírito, e para isso peço orações da Igreja londrinense, para que a gente possa de fato indicar questões importantes que precisam ser analisadas nesta última etapa do sínodo, que ocorrerá em duas datas: outubro de 2023 e outubro de 2024.”
Temas
Entre os temas que serão abordados, dom Geremias destaca alguns: papel das mulheres na Igreja; juventude; meio ambiente; anúncio querigmático; análise da atuação da Igreja no mundo. E conclui: “O Papa sempre ressalta que a evangelização deve ser analisada sob a inspiração do Espírito, que é o grande detentor do trabalho de evangelização.” A Igreja é do Espírito Santo e é Ele quem a guia, finaliza dom Geremias.
Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.