Já estão abertas as inscrições para as aulas de Violão, Teclado e Técnica Vocal do Curso de Música Litúrgica da Arquidiocese de Londrina (CEMUL) de 2025. Do básico ao avançado, o curso é uma oportunidade para todos aqueles que desejam aprender a cantar, tocar algum instrumento ou aprimorar seus dons musicais, a fim de atuarem nos ministérios de música das comunidades.

Além disso, o curso tem o objetivo de formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico. As disciplinas oferecidas no decorrer do curso são: canto coral, canto solo, violão básico e intermediário e teclado básico e intermediário.

O curso tem duração de 2 anos e está aberto a toda comunidade, para pessoas acima dos 12 anos. As aulas serão ofertadas às terças-feiras à noite e aos sábados pela manhã, com início no dia 04 de fevereiro de 2025, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. As inscrições seguem até o dia 03 de fevereiro.

Faça já a sua inscrição ou entre em contato pelos telefones (43) 99196-7718 e (43) 3371-3141.

Inscrições

Aulas do CEMUL
Início das aulas: 04 de fevereiro de 2025
Local: Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor (Rua Dom Bosco, 145 – Londrina/PR)
Horários:
Terças-feiras: 19h Às 21h30
Sábados: 8h20 às 11h40
Modalidades: Teclado, Técnica Vocal e Violão.

A importância do Cemul na sua vida e na vida da comunidade.

Desde 2011, quando foi criado, o CEMUL tem ajudado a igreja católica a manter a tradição do canto litúrgico nas celebrações, .formando músicos conscientes do que estão cantando e tocando e ajudando os fiéis a vivenciar melhor os ensinamentos da Palavra de Deus.

“A música litúrgica facilita a compreensão e acolhida da palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério”, disse o coordenador Fabrício Evaristo.

Durante todos esses anos, o CEMUL tem sido uma importante fonte de ensino sobre música litúrgica para inúmeras pessoas que se formaram no curso, nesses quase 15 anos de existência. Como foi para a aluna Simone Caetano da Silva, 42, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Consegui entender como o canto [litúrgico] ajuda as pessoas a rezarem”, diz ela. E acrescenta: “não é só por que a música é bonita que pode ser cantada na igreja. Temos que seguir todo o roteiro do que é a missa, escolher os cantos adequadamente. Isso faz com que a assembleia entenda melhor a Palavra de Deus”.