No dia 5 de abril os coordenadores paroquiais e decanais dos GBR da Arquidiocese de Londrina reuniram-se no Centro de Pastoral para uma tarde de formação sobre  a Palavra de Deus, com o objetivo de entender e vivenciar melhor os encontros bíblicos sugeridos no livro dos GBR, tendo  a Palavra como luz que ilumina a nossa vida e missão.

A assessora do encontro foi a professora Michele Branzam que ajudou os participantes, em primeiro lugar, a valorizar a Palavra de Deus, como indica a Constituição Dogmática Dei Verbum – sobre a revelação divina. O número 21 da constituição explica que a Igreja se alimenta de duas mesas: a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia. “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo… Por isso se devem aplicar por excelência à Sagrada Escritura as palavras: «A palavra de Deus é viva e eficaz» (Hebr. 4,12)».” E São Gerônimo afirma: “Quem desconhece a Escritura, desconhece a Cristo!” (cf DV 25). Quando rezamos, falamos com Deus; quando lemos as Sagradas Escrituras e meditamos sobre seu conteúdo, Deus nos fala como um amigo.

A assessora ajudou o grupo a refletir com as questões: Será que a Palavra de Deus está em plano de igualdade com o Corpo de Cristo na minha vida diária? Alimento-me da mesa da Palavra e da mesa da Eucaristia? Com qual frequência?

Após fazer uma introdução geral da Bília a professora Michele reforçou a importância de, ao ler um texto bíblico, fazer a leitura orante. O grupo foi convidado a seguir os passos dessa metodologia através do leitura do texto de Lc 24,13-35. No relato dos discípulos de Emaús, há uma relação entre a Sagrada Escritura e a Eucaristia. Jesus fala com eles, sobretudo através das Escrituras.

Na oração, os participantes foram convidados a fazer a experiência dos discípulos de Emaús, que caminhavam tristes, desanimados e sem esperança. Na partilha da oração orante algumas  pessoas se manifestaram expressando o que sentiram: “Jesus está sempre ao nosso lado para nos dar a esperança, para aquecer o coração e dizer: ‘Vá em frente, eu estou contigo!’ Mesmo diante das dificuldades, momentos difíceis,  Deus nunca deixará de nos amar. Caminhamos adiante com esta esperança! Porque Ele está presente e caminha conosco, sempre! E nós clamamos: ‘fica conosco Senhor!’”, partilhou um dos participantes.

A assessora motivou também a fazer a oração diária com a Palavra de Deus, na escuta do Espírito Santo que ilumina, guia, conforta, instrui, dá força, coragem e muita esperança no viver.

O Papa Francisco também motiva a viver e anunciar a Palavra: “A Palavra de Deus suscita a missão, faz-nos mensageiros e testemunhas. Voltemos às nascentes para oferecer ao mundo aquela água viva que ele não encontra; e, enquanto a sociedade e as redes sociais acentuam a violência das palavras, concentremo-nos na mansidão da Palavra que salva e liberta. Deixemo-nos conquistar pela beleza da Palavra de Deus!”  (Homilia – 21 de jan. de 2024).

Ir. Salette Besen
Coordenadora arquidiocesana dos GBR

Fotos: Ernani Roberto