Realizada em todo o Brasil no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, será realizada neste final de semana, nas Missas do sábado e do domingo, 12 e 13 de abril. O valor arrecadado na coleta das Missas das comunidades será destinado ao fundo nacional e ao fundo arquidiocesano de solidariedade, para ajudar projetos sociais, principalmente em locais de maior vulnerabilidade.
Do valor arrecadado, 60% fica na própria diocese, em vista dos seus projetos sociais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da entidade.
Em 2024, a arrecadação foi de R$ 6.335,971,54 e o FNS pôde apoiar 227 projetos sociais, atingindo cerca de 89 mil pessoas, diretamente. Já com o recurso de R$ 215.150,00, foi possível a promoção da Campanha da Fraternidade em 11 regionais.
Os projetos apoiados por este fundo priorizam ações de formação de agentes de mudanças, baseado nos princípios da construção coletiva de conhecimentos da realidade, além de contribuir para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.
No vídeo a seguir, você confere mais detalhes da Coleta Nacional da Solidariedade, publicado pela CNBB:
O site do FNS contém o portal da transparência da CNBB, no qual é possível consultar informações dos projetos apoiados, bem como o edital e as datas das reuniões do conselho gestor: https://fns.cnbb.org.br/fundo/informativo/index
Com informações: CNBB
Foto: Portal A12
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.