O arcebispo dom Geremias Steinmetz continua suas visitas pastorais às paróquias da Arquidiocese de Londrina.
Neste ano, as paróquias do Decanato Sul puxam a fila das comunidades visitadas, sendo esse o segundo decanato da cidade de Londrina a receber a visita pastoral do arcebispo. Até outubro do ano passado, dom Geremias visitou todas as paróquias fora da cidade de Londrina, e de outubro a dezembro o Decanato Oeste.

No Decanato Sul, a programação tem sido intercalada entre as paróquias Cristo Redentor, Nossa Senhora Aparecida (Jardim Igapó), Nossa Senhora Aparecida (KM 9), Nossa Senhora do Carmo (Ouro Branco), Santo Antônio (Cafezal), e São Lourenço. A Missa de abertura, no dia primeiro de março, foi na Paróquia Jesus Cristo Redentor e reuniu todas as comunidades.

Refletindo a liturgia do dia, dom Geremias relacionou a visita pastoral à vinha do evangelho de São Mateus. “A visita pastoral tem esse desejo no íntimo, no coração da Igreja, dos bispos, dos padres, que nós temos que continuar cultivando a vinha do Senhor”, afirmou dom Geremias. “O povo do Senhor precisa ser cultivado, a presença do bispo, a presença dos padres, a presença da Igreja, as celebrações, os sacramentos, todos os trabalhos pastorais, os movimentos, até mesmo o trabalho com os nossos queridos coroinhas, acólitos, é um trabalho de cultivo da vinha… A visita pastoral também é o cuidado com a vinha do Senhor.”

No segundo dia de visita, dom Geremias teve um encontro com a Catequese e os Conselhos de Pastoral Paroquiais (CPP) do decanato e assinou os livros de sacramento e de tombo das paróquias Cristo Redentor e Nossa Senhora do Carmo. À noite, presidiu a Santa Missa na Paróquia Santo Antônio, do Cafezal, e conduziu a celebração do primeiro escrutínio dos catequizandos da paróquia. No domingo, presidiu a Missa da manhã na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e à tarde reuniu-se com os coroinhas na Paróquia São Lourenço, onde também presidiu a Santa Missa.

Na quarta-feira, 6 de março, o arcebispo se reuniu com os padres do decanato no Convento Santa Clara dos freis capuchinhos, de manhã. À tarde visitou a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL I), acompanhado do padre André Luis de Oliveira, assessor da Pastoral Carcerária e pároco da Paróquia Cristo Redentor, e do agente da Pastoral Carcerária, Emerson Stringuetta.

Dom Geremias e o padre André foram recebidos pelo diretor da unidade, Lincoln Luciano da Costa, e pelo vice-diretor, Matheus Casagrande, que acolheram com receptividade a presença da Igreja Católica na penitenciária. A partir da visita do arcebispo, a Pastoral Carcerária se prepara para estender as visitas periódicas aos detentos, como é feito na Cadeia Pública Feminina.

Visita a enfermos
Dom Geremias dedicou o quinto dia de visita, na última sexta-feira, 8 de março, à visita a enfermos e idosos. Logo cedo, foi à UBS Ouro Branco, uma das unidades referência para o tratamento de dengue em Londrina, onde deu uma bênção aos pacientes que aguardavam por atendimento.

Ainda pela manhã, dom Geremias presidiu a Santa Missa no Hospital Zona Sul, organizada pela Pastoral da Saúde junto a funcionários do hospital. O arcebispo também conheceu todo o hospital e o trabalho realizado. Conversou e abençoou os funcionários e recebeu de presente um livro escrito pelo Mario Evangelista, servidor do hospital, contando sua história com Nossa Senhora e seu processo de conversão: Em boa companhia, um ano com Maria.

À tarde, dom Geremias visitou doentes da comunidade e o trabalho social da Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes, coordenado pela irmã Pushpa Susaiappan, no bairro União da Vitória. A casa de apoio oferece atividades de educação, cultura, saúde, saúde mental, cidadania, lazer e orientação sócio-familiar às famílias, grupos e pessoas em situação vulnerável. A irmã também apresentou ao arcebispo o terreno onde futuramente será construída uma unidade das obras sociais.

À noite um encontro com conselhos econômicos e secretarias do Decanato Sul na Capela Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Km9, fechou o dia de atividades.

Paróquias
No sábado, 9 de março, dom Geremias foi recebido logo cedo por catequistas e catequizandos na Paróquia Santo Antônio do Cafezal, onde conheceu e assinou os livros de sacramentos e de tombo. Depois visitou a Paróquia São Lourenço. Também reuniu-se com os ministros do decanato na Paróquia Nossa Senhora do Carmo e presidiu a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Km9.

No domingo, 10 de março, sétimo dia de visita pastoral ao Decanato Sul, dom Geremias presidiu a Santa Missa na Capela Nossa Senhora do Carmo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Km9, e almoçou com as irmãs salesianas na casa da congregação. Também se encontrou com catequistas e celebrou a Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Igapó.

A visita pastoral ao Decanato Sul vai até o dia 5 de abril. Na programação desta semana, estão previstas visitas à Câmara de Vereadores, movimentos eclesiais e paróquias do decanato hoje, sexta-feira, 15, e sábado, 16.

Juliana Mastelini Mosyses

Fotos: Angela Maria, Luiza Menezes, Pe. André Oliveira, Pascom Paróquia São Lourenço e Tiago Queiroz

Mais Fotos