A Animação Bíblico-catequética da Arquidiocese de Londrina apresentou nesta semana o novo material para a caminhada formativa contínua dos catequistas. Trata-se de uma reestruturação, adaptação e ampliação do material já existente na arquidiocese “Escola Catequética Paroquial”.
Nesse processo a linguagem e a metodologia utilizadas foram atualizadas, conforme proposta da Animação Bíblico-catequética. A adaptação resultou em quatro volumes que contemplam as quatro dimensões fundamentais no caminho de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal: Bíblica; Teológica; Metodológica e Litúrgica.
“Acreditamos que este Itinerário permanente de formação ajudará a ‘acompanhar e ser acompanhado, ensinar e aprender, ser ouvido e ouvir e assumir um estilo de vida coerente com a Vocação e Missão de Catequista”, destacou irmã Angela Soldera, coordenadora arquidiocesana da Catequese.
O objetivo, segundo a irmã, é aprofundar métodos, conteúdos, celebrações, vivências e o alcance missionário da catequese. “Buscamos de maneira especial inspirar discípulos e discípulas de Jesus.”
O material foi construído por um grupo de catequistas formadores da arquidiocese, a quem a irmã Angela agradece. Na quinta-feira, 24 de julho, o grupo se reuniu na sala da Catequese no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor e recebeu exemplares dos volumes.
Formação permanente
A formação permanente é parte essencial da caminhada do Catequista. Sua missão possui forte valor vocacional e exige profunda fé e participação ativa na comunidade cristã. “O Catequista é ao mesmo tempo testemunha da fé, mestre e mistagogo que fala ao coração, anuncia e instrui em nome da Igreja”, explica irmã Angela.
Por isso a formação permanente é necessária, a fim de expressar sua competência no serviço de iniciar pessoas no caminho da fé e levar outros a fazer a experiência do encontro pessoal com a pessoa de Jesus.
“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!” (Rm 10,14-15)
Pascom Arquidiocesana
Foto: Juliana Mastelini Moyses







Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.