No feriado de 7 de setembro, a Arquidiocese de Londrina acolheu o encontro dos seminaristas da Província Eclesiástica de Londrina, que engloba as dioceses de Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O encontro teve a participação de cerca de 115 pessoas, entre os seminaristas, padres formadores e os bispos, dom Geremias Steinmetz, da Arquidiocese de Londrina, e dom Antônio Braz Benevente, de Jacarezinho.

Unidos à Igreja do Brasil e ao 3º Ano Vocacional, o encontro deste ano refletiu sobre o chamado como graça e missão. O objetivo foi celebrar o encontro, a vida e a fé no Cristo Ressuscitado, a partir de momentos de encontro com aqueles que serão o futuro clero das dioceses.

A primeira parte do encontro foi no Santuário Eucarístico Mariano das Irmãs Claretianas. Começou com o testemunho da madre geral Ana Bruscato, MC, que falou sobre a importância da missão e da proximidade de Madre Leônia com os seminaristas, destacando que a vocação última de todas as pessoas é a santidade.

Depois do testemunho da madre, os participantes celebraram a Santa Missa, presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelo bispo de Jacarezinho, dom Antônio Braz Benevente, e os padres formadores das quatro dioceses. A Santa Missa foi celebrada sob a mística da missionariedade proporcionada pelo Santuário Eucarístico, onde repousam os restos mortais da Serva de Deus Madre Leônia, a missionária da bondade e alegria, que está em processo de beatificação, comentou padre Wendel Perre Santos, reitor do Seminário de Filosofia da Arquidiocese de Londrina.

Finalizando a manhã, seminaristas, formadores e bispos conheceram a Casa da Memória, onde nasceu a Congregação das Irmãs Claretianas, a partir de Madre Leônia Milito e de dom Geraldo Fernandes Bijos, primeiro arcebispo de Londrina.

Em seguida, os participantes se dirigiram para uma chácara onde, com a ajuda de pais dos seminaristas e casais amigos, tiveram um agradável almoço com sorteio de brindes e descontração, celebrando a alegria da vocação, seguido de um momento de lazer e esporte.

O encontro finalizou com um momento orante, em que os seminaristas das dioceses elaboraram uma prece vocacional acompanhado de músicas, como um momento de gratidão à Santíssima Trindade pelo dia de partilha, alegria e graça.

Fotos: Willians Otaviano e divulgação