Material é publicado pelo Regional Sul 2 da CNBB em anos eleitorais desde 2008 e busca ajudar os cidadãos a compreenderem a importância da política na sociedade
A Arquidiocese de Londrina lançou nesta segunda-feira, 22 de julho, a Cartilha de Orientação Política 2024 – “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). A cartilha é produzida pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses da Igreja Católica do estado do Paraná. O material foi apresentado à imprensa, em entrevista coletiva, pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, que é o presidente do Regional Sul 2 e pelo coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese, padre Alexandre Alves Filho. No dia 9 de julho, o documento já havia sido lançado em nível estadual, em uma solenidade em Curitiba.
O material é publicado desde 2008 em anos eleitorais com o objetivo de informar e conscientizar os cidadãos sobre a importância do voto e da democracia, explica o arcebispo dom Geremias Steinmetz, presidente do Regional Sul 2 da CNBB e diretor geral da cartilha.
“Atende a um objetivo da Igreja de continuar dando uma orientação segura, de uma verdadeira política, da melhor política para o nosso povo. É uma contribuição, de fato, à cidadania. É uma questão, digamos, religiosa, porque ela é uma questão que trata de ética, trata da justiça, mas ao mesmo tempo é uma questão da sociedade, que trata da questão da representatividade e das explorações que historicamente se registram no nosso país”, explica.
A cartilha é elaborada de forma simples e didática, ajudando os cidadãos a compreenderem a relevância da política na sociedade. O conteúdo é apartidário, focando na essência da política sem qualquer viés ideológico ou de partido político, refletindo a postura da Igreja Católica e da CNBB. Fiel ao Evangelho, a Igreja tem a missão de proteger e promover a vida humana desde a concepção até o fim natural. Conforme destacado pelo Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti, a “política melhor” é vital para que todos possam viver com dignidade.
“A Amizade Social nos convida a ver as pessoas como amigos, não como inimigos. Não é isso que a política agora propõe. Nós somos pessoas adversárias, não inimigas, é o que trata também da cartilha. Então, a Amizade Social nos leva a romper esse casulo dessa briga que está se estendendo e nos aproxima uns dos outros com propostas diferentes, mas com o mesmo ideal, servir o povo. É isso aqui a proposta”, explica o padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese.
A edição de 2024 é inspirada no Jubileu 2025, proposto pelo Papa Francisco, e adota o tema da Esperança. Com o objetivo de apresentar a política como uma ferramenta positiva e necessária para o bem comum, a esperança é o fio condutor de todo o conteúdo da cartilha.
A elaboração da cartilha teve início em fevereiro de 2024, com a colaboração de uma comissão de reflexão composta por bispos, padres e especialistas em diversas áreas do conhecimento e da comunicação.
A Cartilha de Orientação Política 2024 está disponível nas paróquias e também pode ser adquirida pelo site do Regional Sul 2 da CNBB: www.cnbbs2.org.br ou pelo telefone, que também é Whatsapp: (41) 3224-7512.
Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina
Foto: Tiago Queiroz
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.