A Diocese de Londrina criada em fevereiro de 1957 e em outubro de 1970 foi elevada a Arquidiocese.
Londrina é a segunda maior cidade do Paraná depois da capital Curitiba e a quarta da região sul do Brasil.

A Arquidiocese de Londrina é composta por 16 municípios, em sua maioria cidades com pouco mais de setenta anos, abrangendo uma população de quase 1 milhão da habitantes. Estima-se que 78,82% deles se declare católico.

Compõem a Arquidiocese de Londrina as seguintes cidades:
Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Ibiporã, Florestópolis, Jaguapitã, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Rolândia, Sertanópolis,  Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio e Tamarana.

No total, a Arquidiocese possui 83 paróquias, divididas em 11 decanatos (regiões)