Uma das mais belas e aguardadas tradições natalinas foi inaugurada no último fim de semana no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina. O presépio, que neste ano completa 800 anos, foi abençoado pelo pároco e reitor, padre Rodolfo Trisltz, e tem as imagens da manjedoura, de Maria e José, além dos reis magos e dos animais. As pessoas que quiserem, podem visitar o presépio e ainda se encantarem com a fachada iluminada e decorada da igreja.

“O presépio é um elemento que nos ajuda a nos conectar com Deus. É uma representação do que aconteceu na época do nascimento de Cristo e, oito séculos atrás, era a maneira que as pessoas tinham de recordar esse acontecimento bíblico. Foi por isso que São Francisco de Assis criou o primeiro presépio, que hoje faz parte da vida espiritual das nossas famílias”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz. O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223, no povoado de Greccio, na Itália.

A didática de São Francisco acabou criando uma das mais belas representatividades do nascimento de Jesus. “A criação do presépio teve como objetivo ajudar as pessoas a compreenderem o nascimento do Salvador. Entretanto, hoje, apesar de toda a tecnologia, dos filmes e da inteligência artificial, o presépio tradicional segue sendo uma maneira linda de poder recordar esse momento e ajudar nossa espiritualidade”, afirma o padre Rodolfo. De acordo com ele, as pessoas podem visitar o presépio até o início de janeiro, quando deve ser desmontado no Dia de Reis, sábado, 6 de janeiro.

Decoração
A decoração de Natal do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, também foi inaugurada, com uma bênção especial do padre Rodolfo Trisltz, surpreendendo a comunidade. A cada ano, as luzes ganham diferentes formatos e disposição, além de novos elementos iluminados, que incrementam a decoração da fachada. Tanto a decoração quanto o presépio foram inaugurados no primeiro domingo do Advento, um tempo litúrgico de preparação para as festividades natalinas, para o nascimento de Jesus.

Quermesse
Além da bênção do presépio na missa das 16h do domingo (3), o Santuário realiza a Quermesse Natalina, com o Bazar da Madre, nos dias 9, 10 e 17/12, com comidas como pastel, além de água e refrigerante. A tradicional Novena de Natal será realizada do dia 14 ao dia 22 de dezembro, sempre às 19h durante a semana e às 18h30 nos finais de semana. No dia 16/12, a comunidade realizará um momento de confraternização e convivência, um jantar natalino com show de prêmios. Será a partir das 19h30, com ingressos a R$ 40, incluindo o jantar, que será uma galinhada, e quatro cartelas que concorrerão a prêmios diversos.

Programação cultural
A programação cultural começa no dia 10/12, após a missa das 18h30. Quem se apresenta é a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina com participação do Coral Santa Cecília. No dia 13/12, às 20h (após a missa), é a vez do Grupo Vocal Entre Nós. Depois, no encerramento da novena de Natal, sobe ao palco o Entrelaços Duo. E, por fim, no dia 23/12, após a missa das 18h30, quem se apresenta é o Grupo de Folia de Reis Mensageiros da Paz. Todas as apresentações serão com repertório natalino e variado, com entrada gratuita e, para quem quiser e puder, com contribuição espontânea aos grupos.

Fim de ano
As missas de fim de ano também estão definidas. No dia 24/12, 9h e 20h. No dia 25, apenas às 10h. Os horários se repetem no Ano Novo: dia 31/12, 9h e 20h. E no dia 1º de janeiro, apenas às 10h. “Todos estão convidados a participarem conosco da programação do Santuário, tanto religiosa quanto cultural. A Casa da Mãe é a casa de todos os seus filhos”, convida o padre Rodolfo.

Santuário Nossa Senhora Aparecida

Fotos: Wanderley Tolomi/ Divulgação