Chegou ao fim, ao meio-dia desta sexta-feira, 19 de setembro, a Assembleia dos Bispos do Paraná, realizada desde o dia 17 no Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, na Diocese de Foz do Iguaçu (PR). O último dia de encontro começou com a oração das Laudes e, em seguida, os bispos se dirigiram à sala de conferências para concluir a pauta de temas pastorais.
Pastoral da Ecologia Integral: frutos e desafios
O primeiro momento da manhã contou com a participação de Fátima Langbeck, membro da coordenação regional da Pastoral da Ecologia Integral. Ela apresentou as ações desenvolvidas no último ano e destacou a importância de responder aos desafios climáticos de forma concreta.
“É com desejo de responder concretamente à Laudato Si’ que, hoje, viemos aqui na Assembleia dos Bispos apresentar como vai a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2. Falamos sobre todas as boas práticas que já identificamos nesses últimos anos em cada diocese e também sobre o projeto piloto que realizamos, que se chama Festa Paroquial Mais Sustentável. Saber que fomos tão bem acolhidos pelo Episcopado nos dá alegria e impulso renovado para continuar nossas ações”, afirmou Fátima.
Novo curso de especialização em Teologia Pastoral
Na sequência, os bispos receberam a participação do padre Wesley Almeida dos Santos, que apresentou o novo curso de especialização em Teologia Pastoral numa Igreja em Saída, uma iniciativa do Regional Sul 2 em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte.
O curso terá início em 2026 e será aberto a padres, religiosos, religiosas e leigos, sempre mediante indicação do bispo diocesano.
“Queremos, com este curso, favorecer ainda mais as estruturas participativas. Vamos juntos nos unir neste trabalho e motivar tantos que contribuem para a nossa caminhada de ação evangelizadora, para que, fazendo um processo de aprofundamento especializado, possam contribuir em nossas dioceses, paróquias e comunidades”, destacou padre Wesley.
Avaliação dos bispos
Ao final da Assembleia, os bispos avaliaram de forma muito positiva o encontro. Dom Severino Clasen, arcebispo de Maringá, destacou o espírito de colegialidade e comunhão vivido ao longo dos dias:
“Mais uma vez revelamos o espírito fraterno, a colegialidade, a alegria de estarmos juntos na convivência, na oração, nos momentos de estudo e debates. Reafirmamos os compromissos para que toda a ação evangelizadora no Paraná continue com muito destaque e ênfase”.
Já o bispo anfitrião, dom Sérgio de Deus Borges, ressaltou a importância de refletir juntos e indicar caminhos para a missão evangelizadora:
“Foi uma alegria acolher os irmãos no episcopado para juntos refletirmos sobre a nossa caminhada pastoral. Caminhamos juntos, fortalecendo nossas dioceses, na grande missão de anunciar Cristo. A Igreja é sacramento de Cristo e deve estar ao lado dos mais pobres, numa grande atitude de saída, cuidando inclusive dos que vivem as novas fragilidades do tempo presente”.
Conversa Sinodal inicia nesta tarde
A partir das 14h30 desta sexta-feira, dia 19, inicia-se o encontro: “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: Um olhar sobre o cuidado com as famílias”. Estarão reunidos com os bispos os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, lideranças da Pastoral Familiar e representantes de outros âmbitos da Igreja que atuam no cuidado com as famílias. O encontro se estenderá até o meio-dia de domingo, dia 21 de setembro.
Karina de Carvalho Nadal
CNBB Sul 2







Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.