Durante o mês de outubro, Mês Missionário, o Conselho Missionário da Arquidiocese (COMIDI) motivou diversas atividades nas paróquias, com o objetivo de fortalecer a consciência de que todos somos missionários. Pelo Batismo, somos corresponsáveis pela missão da Igreja de anunciar o Evangelho a todos os povos.


A missão acontece no cotidiano, no anúncio, no testemunho de vida, no amor e no serviço, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar onde vivemos.

Marcando a conclusão do Mês Missionário 2025, que teve como tema: “Missionários da esperança entre os povos” e o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), foi realizada, no dia 31 de outubro, a Celebração Missionária Arquidiocesana, na Paróquia São Vicente Pallotti, em Cambé.

O ponto alto da celebração foi a oração do Terço Missionário da Esperança, que trouxe à reflexão e à prece a realidade de todos os continentes: Ásia (amarelo), África (verde), Europa (branco), Oceania (azul) e Américas (vermelho).

Em cada Ave-Maria, uma vela foi acesa e uma rosa ofertada, simbolizando a luz, a esperança e a vida que brotam da missão em todos os cantos do mundo. A celebração foi marcada por cantos animados, encenações, símbolos e gestos significativos, conduzidos pelopadre Augustin Mukamba Basubi, coordenador do Decanato de Cambé e pároco da Paróquia São Vicente Pallotti. Seu fervor missionário, amor a Cristo e alegria contagiaram a todos, motivando a comunidade a continuar firme na missão permanente da Igreja.

O COMIDI expressa sua gratidão a todos os participantes e, de modo especial, às equipes que prepararam com tanta criatividade e dedicação esse belo momento celebrativo.

Seguimos firmes, com fé, coragem e esperança, inspirados pelas palavras do Papa Francisco:

“A evangelização é sempre um processo comunitário, assim como é a própria esperança cristã.
Esse processo não termina com o primeiro anúncio e com o batismo, mas continua com a construção de comunidades cristãs por meio do acompanhamento de cada batizado no caminho do Evangelho.

Na sociedade moderna, a pertença à Igreja nunca é uma realidade adquirida de uma vez por todas. Por isso, a ação missionária de transmitir e formar a maturidade da fé em Cristo é o paradigma de toda a obra da Igreja”. (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2025).

COMIDI – Conselho Missionário Arquidiocesano

Fotos: Reginaldo Dias