A Igreja no Brasil vivenciou, dos dias 27 a 28 de setembro, o 1° Congresso Nacional da IAM no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com o tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9). A Arquidiocese de Londrina teve três representantes no congresso: o assessor arquidiocesano da IAM, padre Sidnei de Jesus Izzo Júnior; o coordenador da IAM, Bruno de Lima Trindade; e a irmã Diva Souza Costa, assessora da IAM do Decanato de Cambé.
No domingo, 29, os congressistas participaram da Missa no Santuário de Aparecida, presidida por dom Maurício Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga e presidente da Comissão Missionária da CNBB.
Durante a Missa, dom Maurício destacou a importância da IAM na Igreja do Brasil. “Recordo que se espera que as crianças sejam sujeitas da ação missionária e não destinatárias, as crianças e adolescentes nos ensinam um caminho da amizade. Na raiz do carisma da IAM está o ardor missionário para fazer chegar a todas as crianças e adolescentes do mundo o Evangelho de Jesus Cristo. A IAM é um presente de Deus para as quase 280 dioceses do Brasil. Criança evangelizando criança de todo o mundo”, destacou dom Maurício.
Após a celebração, uma alegre procissão liderada pelas crianças e adolescentes percorreu o caminho até o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, local que acolheu os participantes durante o congresso. Bolinhas de sabão foram espalhadas durante o trajeto, simbolizando a esperança e a alegria que permeiam o trabalho missionário.
Espírito Santo fortalece o carisma da IAM
A manhã ainda contou com um painel temático apresentado por Ir. Regina da Costa Pedro, diretora das POM no Brasil, que abordou a importância da participação juvenil na missão da Igreja, impulsionados pela força do Espírito Santo. Em sua fala, Ir. Regina destacou o importante papel dos assessores e assessoras, com destaque à vida religiosa, padres e bispos.
O evento promoveu a troca de experiências e a reflexão sobre o papel das novas gerações na evangelização, encerrando com um forte sentimento de união e compromisso entre os participantes. Ao final, os participantes foram enviados em missão de volta às suas dioceses.
Fonte: Pontifícias Obras Missionárias – POM
Fotos: Divulgação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.