De 8 a 10 de setembro, a Arquidiocese de Londrina sediou o Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica 2023. Realizado no Centro de Eventos, o encontro reuniu cerca de 2,5 mil pessoas das 18 dioceses do Paraná e contou com momentos de oração, louvor, pregação, Santa Missa, música e apresentações artísticas e culturais.

O arcebispo dom Geremias presidiu a missa de abertura do congresso

No início do evento, a equipe do conselho estadual da RCC e os participantes se consagraram ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina, e ao Imaculado Coração de Maria. O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa da festa da natividade de Nossa Senhora, 8 de setembro e incentivou os fiéis a serem missionários, buscando ser aquilo que Deus quer.

No domingo, os avós de Luan Augusto, jovem que perdeu a vida em um ataque ao Colégio Helena Kolody, em Cambé, em junho deste ano, e a coordenadora do grupo de oração que ele e a namorada Karoline Verri Alves, também assassinada no ataque, eram servos. Ambos eram servos da Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de Londrina.

Recebemos nesta manhã os avós de Luan, e a Coordenadora do Grupo de Oração Jovem que Luan e Karol frequentavam, jovens que perderam as suas vidas recentemente em um ataque ao colégio que estudavam na cidade de Cambé/PR. Ambos eram servos da Renovação Carismática Católica, na Arquidiocese de Londrina.

Com as suas vidas, os jovens mostraram que a santidade é alcançável e que devemos estar prontos, pois não sabemos nem dia e nem a hora em que o Senhor irá nos chamar. Mas que possamos lutar para responder, como São Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia”.

No domingo, o evento encerrou-se em Santa Missa, presidida por dom Celso Marchiori, bispo de São José dos Pinhais e referencial da RCC Paraná.

O evento acaba, mas agora a obra começa! Em nossas realidades somos chamados a nos revestir da armadura de Deus e despertarmos para sermos ousados e corajosos no anúncio do Evangelho, propagando aos quatro cantos do mundo que Ele é o rei, Ele é o Senhor, e a Ele toda honra, glória e louvor.