Visita ao Mosteiro Trapista em Campo do Tenente (PR) proporcionou aos seminaristas da etapa filosófica mergulho na intimidade com Deus e no testemunho de comunhão
Entre os dias 14 e 17 de agosto, os seminaristas da etapa filosófica da Arquidiocese de Londrina, o reitor padre Wendel Perre dos Santos e um casal companheiro do seminário filosófico, Luciano e Suzana Veríssimo Custódio, visitaram o Mosteiro Trapista em Campo do Tenente (PR), perto da região de Curitiba. O objetivo da visita foi proporcionar a vivência da espiritualidade monástica como parte da formação sacerdotal, sendo uma fonte de proximidade com Deus e caridade com o próximo e com a comunidade.
Inspirados pelas palavras do Decreto “Perfectae Caritatis” (Concílio Vaticano II, n.7): “Os institutos totalmente ordenados à contemplação, de forma que seus membros, na solidão e no silêncio, na oração assídua e na penitência ardorosa, exclusivamente se ocupam de Deus, continuam a ter sempre parte eminente no Corpo Místico de Cristo […]”, todos foram gradualmente imersos no ritmo da vida dos monges, conforme essas palavras Conciliares. Os monges trapistas vivem de forma contemplativa, orientando-se completamente para a experiência do Deus vivo, tendo o Evangelho, a Liturgia das Horas e a Regra de São Bento como guia, estando sempre na presença de um abade e diante da comunidade monacal.
De forma geral, os seminaristas, reitor e a família ali presentes, vivenciaram momentos orantes profundos de intimidade com Deus, principalmente através da contemplação silenciosa e da sóbria vivência litúrgica.
Na sexta-feira (15/08), a Celebração Eucarística foi presidida pelo padre Wendel, com a liturgia da solenidade de Maria Assunta ao Céu. A celebração coincidiu com o final de semana em que a Igreja do Brasil reza pelas vocações religiosas e de vida consagrada. Foram concretizadas orações e súplicas a Deus por todas as congregações religiosas da Arquidiocese de Londrina, para que estas possam cada vez mais, na caridade, simplicidade e no trabalho, vivenciarem o amor e a paz da consagração a Deus e do serviço aos demais na Arquidiocese.
Seminarista Mateus Fidelis
Seminário de Filosofia
Fotos: Arquivo Pessoal


Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.