No último domingo, 17 de novembro, a Igreja celebrou a 9º edição do Dia Mundial dos Pobres, com o tema “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5), em unidade com o Jubileu 2025. Com a data a Igreja pretende conscientizar a todos sobre a realidade da pobreza e da exclusão social, ainda tão latente no mundo. Diversas paróquias da Arquidiocese de Londrina celebraram esse dia com ações de acolhida e valorização das pessoas em situação de vulnerabilidade.
A irmã Maria Vitória, da Toca de Assis, explica que o Dia Mundial dos Pobres não é apenas um dia para dar alimento aos pobres, mas sim um momento para se fazer próximo daqueles que mais necessitam. Por isso, todas as ações promovidas, sejam Missas, orações, convivências ou refeições, tem esse objetivo. “Ali somos todos Igreja. O objetivo é tornarmo-nos próximos daqueles que mais carecem a atenção da sociedade, estarmos próximos e sermos próximos”, explica a irmã. “O Papa Francisco afirmava no documento, na época [que a data foi instituída], que todas as formas de pobreza são um apelo a vivermos concretamente o Evangelho. Então, este dia é celebrado justamente para vivermos a realidade do Evangelho concreto.”
Pastorais Sociais
As Pastorais Sociais se reuniram para rezar, refletir, preparar uma refeição e sentar para comer junto com irmãos e irmãs da ocupação do Morro do Carrapato, na região leste de Londrina. Segundo as lideranças das Pastorais Sociais, a convivência e a partilha do almoço foi uma oportunidade de vivenciar o Jubileu da Esperança junto às cerca de 80 pessoas presentes sem desviar o olhar das situações que requerem atenção, cuidado e posicionamento.
Catedral
As obras sociais da Catedral de Londrina promoveram no domingo um dia de convivência para pessoas em situação de vulnerabilidade. Foi um dia diferente, com café da manhã, partilha, convivência, almoço e bingo, realizado através de doações de voluntários. Os irmãos e irmãs da Toca de Assis também ajudaram na ação.
Segundo a irmã Maria Vitória, da Toca de Assis, foi um dia de acolhimento, de partilha e de crescer na fé junto com aqueles que são os preferidos de Jesus nesta terra: os pobres. “Os pobres, as pessoas muitas vezes em sua realidade de exclusão social, têm muita sabedoria de vida, então também foi um dia de crescer espiritualmente na fé com eles. E principalmente lembrando do Jubileu deste ano, foi um dia que nos acende na fé e na esperança.”
Centenário do Sul
A Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Centenário do Sul (PR), promoveu um almoço para pessoas em situação de vulnerabilidade da cidade. A ação foi feita em parceria com as damas da caridade que já atendem as pessoas. Durante o almoço, foram feitos sorteios de brindes doados pelas pastorais da paróquia.
Dia Mundial dos Pobres
O dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco ao final do Ano Santo da Misericórdia de 2016. A primeira celebração dessa data ocorreu em 19 de novembro de 2017, com o tema: “Amamos, não com palavras, mas com obras”.
A data escolhida para o Dia Mundial dos Pobres é o 33º Domingo do Tempo Comum, domingo que antecede a Solenidade de Cristo Rei do Universo, reforçando a ideia de que Jesus se identifica com os pobres. A cada ano o Papa propõe um tema para reflexão, em 2025: “Tu és a minha esperança, Senhor”, está ligado ao Jubileu da Esperança.
Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina

























Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.