Os diáconos permanentes da 5ª turma da Escola Diaconal Santo Estevão comemoraram, no dia 22 de outubro, um ano de sua ordenação, com a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina, presidida pelo assessor eclesiástico dos diáconos permanentes, padre Márcio França, pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo. Além da festa de São João Paulo II, a data comemorou também o Dia Mundial das Missões.

Na homilia, comentando o Evangelho, padre Marcio discorreu sobre a licitude de se pagar imposto: dê a Cesar o que é de Cesar, e dar a deu o que Lhe é devido: “Honra, poder e glória”, destacou o salmo.

Aos diáconos, lembrou que a quinta turma da escola diaconal foi prejudica pela pandemia, pois a formação que costuma durar cinco anos, levou sete anos. Mas, com a graça de Deus, foram ordenados e estão trabalhando, exercendo o ministério diaconal nas comunidades, ajudando, anunciando a Palavra de Deus, auxiliando no altar e também na missão, na caridade, pois esta é a missão do diácono. Mas, dentre todas elas, a maior é a caridade, é ir ao encontro dos mais necessitados.

Padre Marcio agradeceu aos diáconos pelo sim ao chamado de Deus, e aos familiares, de modo especial às esposas e aos filhos, que também participam do ministério, não diretamente, mas contribuindo para que os diáconos deem seu testemunho de amor a Cristo e amor a Igreja.

O sacerdote agradeceu também aos formadores e ao povo de Deus, incentivando-os a rezarem pelas vocações, para que a missão continue sempre viva, como enviados pelo Senhor a anunciar e testemunhar. “O testemunho começa em sua casa – destacou o padre, amando mais a sua esposa, amando mais o seu esposo, amando mais os seus filhos, amando mais os seus pais, o amor começa lá em casa. A missão também é na comunidade, na escola, no trabalho, ou seja, em todos os lugares somos missionários.”

Fotos: Ernani Roberto