Os distritos de Irerê, Paiquerê e o patrimônio de Guairacá receberam, na semana passada, a visita do arcebispo dom Geremias Steinmetz. A programação foi dividida em três dias, um para cada local. Na segunda, 25 de setembro, o arcebispo esteve no território da Paróquia São José, de Irerê. Na quinta, 28, na Paróquia São José, de Paiquerê. E na sexta, 29, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no Assentamento Eli Vive, e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no patrimônio de Guairacá.

Foi uma visita bastante informal, explicou dom Geremias, “no sentido que não tínhamos grandes espaços para pregações, mas a informalidade foi se manifestando nos encontros sempre muito espontâneos das pessoas. Isso também é interessante porque o fato de a gente perceber que as pessoas, mesmo sem muita formalidade, se aproximam da gente, que estão perto, que querem ouvir, isso é muito bom.”

A informalidade ficou por conta da programação, preparada pelo pároco padre Sebastião Armando Tomé, que contemplou, por exemplo, visita a idosos e doentes das comunidades. Foram, no total, 13 visitas, nos três locais. Pessoas fragilizadas, que recebem com muita alegria a presença do bispo em suas casas, junto às famílias.

É o que explica a coordenadora da Pastoral dos Coroinhas de Irerê, Ana Cristina Antônio. Especialmente para as pessoas mais idosas, o bispo é uma pessoa muito importante, para quem se deve muito respeito, por isso, ter “uma pessoa dessa importância na minha casa, que sou tão humilde, é grande demais”, conta Ana, que esteve na visita de dom Geremias ao padrasto Alexandre.
Ela acrescenta que foram momentos importantes não só para o doente, mas para a família toda, que se sentem renovados. “Tanto para o cuidador quanto para quem é cuidado. Porque existe o cuidador. O cuidado não sai, mas o cuidador também não sai. Então os dois estão ali o tempo todo”, destacou.

Além da fé com que os doentes e familiares receberam o bispo, dom Geremias pode perceber como vivem os enfermos das comunidades. “Eu percebi que os doentes aqui, especialmente os idosos, doentes mais graves, não vivem abandonados, eles vivem cuidados por alguém da família, um filho, uma filha, ou de repente uma nora, ou ainda um sobrinho.” Outro ponto importante da visita, segundo o pároco, padre Sebastião Armando Tomé, foram as escolas. Em Paiquerê, dom Geremias visitou o Centro de Educação Infantil Maria Elizia, a EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina, a Escola Municipal Armando Rosario Castelo e o Colégio Estadual Professor Altair Carneiro. Em Guairacá a Escola Municipal Vitório Libardi. E no assentamento Eli Vive, a Escola do Campo Trabalho e Saber e o Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi.

“O interesse dos professores, dos alunos, até mesmo de ter essa proximidade com o arcebispo foi interessante. Queriam perguntar, queriam saber um pouco sobre a Igreja, sobre a pessoa dele, foi bem bacana”, explicou o padre.

Na sexta-feira, 29, pela manhã, dom Geremias também visitou o assentamento Eli Vive, onde funciona a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, atendida pelo padre Armando. Visitou as escolas, a Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (Copacon) e presidiu a Santa Missa ao meio dia na capela rural.

Também na sexta-feira, depois da visita aos doentes, dom Geremias visitou o sítio da família de Maria Luísa e Edgar Garcia. “Foi uma maravilha, uma surpresa muito grande, eu não estava nem um pouco esperando, mas foi uma bênção”, contou Edgar. “Foi uma visita meio rápida, mas deu pra gente conversar bastante.” Uma surpresa boa, completa Maria Luísa. “Quando eu ouvi a voz eu já conheci: nossa, o bispo chegando aí.” Ela diz que sempre participa das celebrações presididas por dom Geremias na comunidade ou na Catedral e que foi ele quem crismou seu filho Felipe. “Mas receber na casa é diferente, foi muito bom. Devia ter avisado pra gente preparar alguma coisa, mas a surpresa foi muito boa, levou uma benção especial, gostei muito”, concluiu.

O intuito da visita de dom Geremias foi também conhecer o rio Tibagi em diferentes pontos. “É um rio importante para o norte do Paraná, não só para o norte pioneiro, mas também para o norte novo, que é o caso de Londrina. Na história passada, quantas coisas aconteceram ao redor do rio Tibagi pra gente compreender também a nossa história. E afinal de contas, a Arquidiocese de Londrina teve muito presente que o rio Tibagi é a divisa com outras dioceses e que esse entorno precisa também ser valorizado”, destacou o arcebispo.

Comunidade
Em todas as noites da visita, dom Geremias se reuniu com as lideranças paroquiais, falando sobre a vida da Igreja, a visita pastoral e as dúvidas dos paroquianos, e celebrou a Santa Missa, com expressiva participação da comunidade. A coordenadora dos coroinhas, Ana Cristina Antônio, destaca a motivação que a visita do bispo traz para as lideranças, especialmente depois da pandemia. “Esse período em que a gente teve muita mudança aqui na comunidade, bastante evasão, pessoas que mudaram de religião, pessoas que pararam de participar das celebrações. Então isso faz reanimar mais a comunidade. Porque a comunidade caminha a partir de nós, lideranças, que estamos à frente das pastorais. A gente é que tem que ser o incentivo para eles. Então ele nos incentivando, conseguimos passar para as outras pessoas”, diz Ana Cristina.

Padre Armando conclui destacando que as pessoas têm sede da presença do pastor, do bispo junto das comunidades. “Então isso foi muito forte, em todas as comunidades houve uma boa correspondência e participação, de realmente estar junto com o bispo. Ele trazendo essa mensagem de esperança também de perseverança na fé, na caminhada no dia a dia”, finalizou o padre.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Tiago Queiroz

FOTOS DISTRITO DE PAIQUERÊ:

FOTOS DE ASSENTAMENTO ELI VIVE E GUAIRACÁ: