Na noite de segunda-feira, 4 de março, no auditório da Paróquia São José Operário, Decano Oeste, teve início a primeira formação da Semana Paroquial de Liturgia 2024. Dezenas de leigos e leigas, na sua maioria do âmbito da liturgia, participaram dessa primeira formação.

O padre Dirceu Reis, pároco, conduziu a oração inicial e em seguida acolheu a todos e agradeceu a presença de dom Geremias Steinmetz, nosso arcebispo, ao aceitar o convite de conduzir a formação: “60 anos da Sacossanctum Concillium”.

Os participantes receberam da secretaria paroquial o arquivo da constituição Sacrossanctum Concillium – sobre a sagrada liturgia. Mas também pelo data show puderam acompanhar a leitura e as reflexões do arcebispo acerca da reforma litúrgica e a teologia litúrgica. “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem àquela plena, consciente e ativa participação nas celebrações litúrgicas que a própria natureza da Liturgia exige e que é, por força do Baptismo, um direito e um dever do povo cristão, «raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido” (n. 14).

Com didática, exemplos e reflexões, dom Geremias transmitiu aos participantes a importância de compreender a profundidade teológica da liturgia pois, “por ser obra de Cristo sacerdote e do seu Corpo que é a Igreja, a liturgia é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia, com o mesmo título e no mesmo grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja” e, com isso, os membros da comunidade junto com o ministro ordenado, saciados pelos mistérios pascais vivam unidos no amor e sejam fiéis na vida a partir da fé recebida e celebrada.

A Semana Paroquial de Liturgia segue até quarta-feira (6) com outros temas e formadores. Um grande e importante momento de formação dos leigos e leigas da comunidade.

Pascom paroquial

Fotos: Paulo Henrique Bonatti