Carta Pastoral sobre o Ano Santo foi lançada oficialmente no domingo durante Santa Missa do evento Deus Conosco, no Ginásio de Esportes Moringão
O arcebispo dom Geremias Steinmetz lançou no domingo, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, sua Carta Pastoral sobre o Jubileu de Esperança 2025, com o tema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). O documento, destinado a todo o povo de Deus da arquidiocese, é a convocação para a vivência do Jubileu de Esperança 2025 em âmbito arquidiocesano.
O lançamento oficial foi durante a Santa Missa do evento Deus Conosco, promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) no Ginásio de Esportes Moringão, que reuniu mais de 4 mil pessoas ao longo de todo o dia. Ao final da Missa, dom Geremias convidou as pessoas a folhearam a carta que haviam recebido e discorreu sobre o conteúdo do documento. “Fica assim convocado [o Jubileu na Arquidiocese de Londrina]”, declarou dom Geremias.
O arcebispo lembrou também que a carta já fora apresentada para a imprensa na sexta-feira, e durante o final de semana em sua visita pastoral ao Decanato Leste, além da Missa na Catedral pelos 90 anos de Londrina e aniversário de dedicação e consagração do templo. “E nesse momento com vocês para que vocês sejam os primeiros a assumirem o Jubileu, a viverem a esperança, porque como diz o Papa Francisco, baseando-se em Romanos, “a esperança não decepciona”. Qual é a esperança cristã? Leia e você vai poder encontrar uma explicação bonita, relevante e que vai te fazer ver ainda mais a esperança cristã”, convidou dom Geremias.
Peregrinações
As peregrinações são um aspecto importante dos Jubileus da Igreja, tanto que o tema escolhido pelo Papa Francisco para este Ano Santo é “Peregrinos de Esperança”. Muitos peregrinos irão a Roma nesse ano, mas, para aqueles que não puderem viajar, o arcebispo anunciou que as peregrinações serão feitas aqui mesmo na Arquidiocese de Londrina, desde o Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, até a Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
As peregrinações das pastorais, movimentos, paróquias e decanatos poderão ser agendadas pelo link: jubileu2025.arquidioceselondrina.com.br. “Nós vamos viver o Jubileu mais pertinho de nós, portanto o espaço, o lugar do Jubileu em nossa arquidiocese é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus”, falou. “Sejam muito bem vindos e um bom Jubileu de Esperança a todos!”
Conteúdo da Carta Pastoral
No início da carta, dom Geremias fala sobre o grande desejo do Papa Francisco de, em vista do Jubileu, retomar as quatro constituições do Concílio Vaticano II. “O Papa quer que retornemos ao Concílio [Vaticano II], com o estudo dos grandes documentos do concílio. E as pastorais e movimentos também são convocados a partir dessa carta para isso”, falou dom Geremias. Sobre as constituições do Concílio Vaticano II, o Regional Sul 2 da CNBB publicou uma série de videoaulas que podem ser acessadas pelo <link>
O segundo ponto da carta é o Ano da Oração, vivenciado por toda a Igreja, também como preparação para o Jubileu. “2024 foi considerado o Ano da Oração pelo bom êxito do Jubileu”, destacou dom Geremias. Sobre o Ano da Oração, a Arquidiocese de Londrina publicou uma série de podcasts, de nove episódios, “muito bonitos, interessantes, EM QUE a gente entra no espírito da oração conforme a Igreja quer e o Papa também. Os podcasts podem ser acessados pelo <link>.
A partir daí, o arcebispo discorre sobre o Jubileu de esperança 2025, levando os fiéis a compreenderem o que é a esperança cristã, “as indulgências jubilares, os sinais jubilares que nós podemos ter na nossa vida, nas nossas Igrejas”. E conclui com a programação do Jubileu na Arquidiocese de Londrina. “Marcando os dias, as datas dos Jubileus para que os decanatos, as pastorais, os movimentos, as paróquias que queiram fazer a sua peregrinação possam se inscrever e assim participar desse grande evento evangelizador no mundo.”
Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina
Fotos: Adailton da Costa, Angela Maria da Silva e Flávia de Paula
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.