Com a Santa Missa e imposição das cinzas nessa quarta-feira, 14 de fevereiro, a Igreja iniciou o tempo da Quaresma. O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu, na Catedral, a tradicional Missa de Cinzas concelebrada pelo pároco, padre Joel Ribeiro Medeiros.

A Quarta-feira de Cinzas inicia a Quaresma, tempo litúrgico que se estende até a Quinta-feira Santa. A duração da Quaresma, 40 dias, tem forte significado simbólico e remete a outros momentos em que o número aparece nas Sagradas Escrituras, explicou dom Geremias, como os 40 dias que Jesus passou no deserto e os 40 anos do povo de Deus no deserto.

Citando a constituição Sacrosanctum concilium, do Concílio Vaticano II, dom Geremias apontou dois elementos para a boa vivência da Quaresma: o abandono dos ídolos e da vida pecaminosa. “A Quaresma é um tempo para rever a nossa vida nesse sentido, e também a adesão a Deus e a fidelidade à aliança. De novamente aderirmos ao projeto de Deus em nossa vida, como que refazendo a opção que já fizemos.”

Pode ser que, em algum momento, as pessoas tenham fraquejado na fé, continua o arcebispo, “mas é tempo de voltar ao caminho de Deus. É, portanto, o tempo em que toda a Igreja se recolhe em oração, guiada pela Palavra de Deus, para alcançar Cristo no seu mistério de paixão, morte e ressurreição, mediante a conversão.”

Fotos: Terumi Sakai