No dia 9 de novembro, a coordenação dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) realizou um encontro de espiritualidade, avaliação e planejamento com todos os coordenadores paroquiais e decanais dos GBR, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor.
O encontro foi assessorado pela irmã Salette Besen, que propôs ao grupo o estudo do método da Leitura Orante da Palavra de Deus, realizando um exercício prático do método através da leitura de João 10,9-18. Foi edificante perceber, no momento da meditação e da partilha da Palavra, a seriedade, profundidade, familiaridade e amor que todos têm com a Palavra de Deus meditada e vivida na vida pessoal e nos GBR.
A avaliação foi realizada nos pequenos grupos destacando as dificuldades, alegrias e esperanças no realizar a missão nos GBR. Dentre as dificuldades apresentadas estão a falta de motivação e integração de novos participantes e o apoio das lideranças.
Entre as alegrias e esperanças levantadas pelos participantes estão a perseverança no realizar os encontros nos grupos, mesmo com poucos membros, a realização do Dia da Palavra com criatividade e os encontros nas casas de pessoas doentes ou idosos que não podem participar dos grupos. Além disso a alegria de praticar obras de caridade através do grupo ajudando com doações pessoas ou famílias que necessitam também foi apontado como um ponto de alegria e esperança.
Valorizando a Palavra de Deus, o Papa Francisco afirma: ”Não é só a homilia que se deve alimentar da Palavra de Deus. Toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada Escritura é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza, se não se deixa continuamente evangelizar. É indispensável que a Palavra de Deus «se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial», (afirmação tirada de Bento XVI, na Carta Encíclica Verbum Domini, número 01).
Ir. Salette Besen, SJBP
Coordenadora arquidiocesana dos Grupos Bíblicos de Reflexão
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.