No dia 9 de novembro, a coordenação dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) realizou um encontro de espiritualidade, avaliação e planejamento com todos os coordenadores paroquiais e decanais dos GBR, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor.

O encontro foi assessorado pela irmã Salette Besen, que propôs ao grupo o estudo do método da Leitura Orante da Palavra de Deus, realizando um exercício prático do método através da leitura de João 10,9-18. Foi edificante perceber, no momento da meditação e da partilha da Palavra, a seriedade, profundidade, familiaridade e amor que todos têm com a Palavra de Deus meditada e vivida na vida pessoal e nos GBR.

A avaliação foi realizada nos pequenos grupos destacando as dificuldades, alegrias e esperanças no realizar a missão nos GBR. Dentre as dificuldades apresentadas estão a falta de motivação e integração de novos participantes e o apoio das lideranças.

Entre as alegrias e esperanças levantadas pelos participantes estão a perseverança no realizar os encontros nos grupos, mesmo com poucos membros, a realização do Dia da Palavra com criatividade e os encontros nas casas de pessoas doentes ou idosos que não podem participar dos grupos. Além disso a alegria de praticar obras de caridade através do grupo ajudando com doações pessoas ou famílias que necessitam também foi apontado como um ponto de alegria e esperança.

Valorizando a Palavra de Deus, o Papa Francisco afirma: ”Não é só a homilia que se deve alimentar da Palavra de Deus. Toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada Escritura é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza, se não se deixa continuamente evangelizar. É indispensável que a Palavra de Deus «se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial», (afirmação tirada de Bento XVI, na Carta Encíclica Verbum Domini, número 01).

Ir. Salette Besen, SJBP

Coordenadora arquidiocesana dos Grupos Bíblicos de Reflexão