Prosseguindo sua visita pastoral ao Decanato Oeste da Arquidiocese de Londrina, o arcebispo dom Geremias Steinmetz esteve, no sábado, 11 de novembro, na Paróquia São Judas Tadeu. Uma das atividades do dia foi o encontro decanal com o Terço dos Homens, Mães que oram pelos filhos e Campanha Mãe Peregrina. Participaram representantes dos três movimentos das nove paróquias do decanato, com o terço na mão e a imagem dos seus respectivos padroeiros. As visitas pastorais na cidade de Londrina estão sendo organizadas por decanatos, intercalando visitas às paróquias e encontros decanais com movimentos e pastorais.

Em sua fala, dom Geremias trouxe uma mensagem sobre a visita pastoral, do pastor que conhece as suas ovelhas e das ovelhas que conhecem o pastor, e também uma mensagem específica para os movimentos, que têm na devoção a Nossa Senhora através da oração do terço, seu modo carinhoso de se relacionar com Deus e com a Virgem Maria.

Dom Geremias explanou sobre a centralidade de Jesus Cristo. Toda a devoção, inclusive a oração do terço, é uma devoção cristológica, não só mariana. É Jesus que está no centro da oração da Ave Maria, por exemplo, destacou o arcebispo recitando a oração junto com os presentes, e são os acontecimentos da vida de Jesus que são meditados a cada mistério do rosário.

“Nós, cristãos católicos, ainda temos muitas vezes a tentação de criarmos uma religiosidade para além da centralidade de Jesus Cristo, da ressurreição de Nosso Senhor, essa é uma falha grave na fé”, explicou. A religiosidade popular deve sempre levar para o discipulado de Jesus Cristo. “Da mesma forma com que nos servimos da religiosidade popular, devemos também nos servir daquilo que aponta verdadeiramente para a salvação que brota da cruz do Nosso Senhor, é esse o centro da fé”, concluiu dom Geremias.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Marcio Vendrametro