A Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Londrina reuniu padres, diáconos, coordenadores, agentes de pastoral e o novo assessor arquidiocesano, padre Ailton Brito, vigário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 23 de setembro, para o Encontro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Um dos objetivos do encontro, que reuniu 270 agentes, foi tornar conhecido o documento 106: “O Dízimo na Comunidade de Fé: orientações e propostas”, lançado recentemente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

No encontro, padre Ailton explicou as quatro dimensões do dízimo: religiosa (trata-se da relação do fiel com Deus), eclesial; missionária; e caritativa (se manifesta no cuidado com os mais pobres e necessitados). “Ser dizimista é viver a partilha, ser misericordioso. Tendo Jesus sempre no centro, pois tudo é por Jesus”, destacou o padre.

O encontro também contou com um momento de oração, com a exposição do Santíssimo Sacramento.

Divididos em grupos, os participantes compartilharam experiências e sugestões para a pastoral. Padre Ailton explicou que as ideias serão levadas para um estudo em vista de produzir o plano de ação da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Londrina.

No encerramento do encontro, a equipe apresentou um vídeo sobre o sentido do dízimo.

Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Edvaldo Zanutto, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, está na Pastoral do Dízimo há 17 anos. Ele participou da formação, a primeira após a pandemia, e volta para o cotidiano paroquial cheio de esperança.

Antônio e Graziela Santos são da Paróquia Nossa Senhora da Luz e coordenam a Pastoral do Dízimo há dois anos. Segundo eles, a formação proporcionou a conscientização do que é o dízimo e o verdadeiro sentido de ser dizimista. “É uma forma de gratidão a Deus pelo que Ele proporciona ao seu povo”, destacou o casal.

Márcia Regina Pereira Weisheimer
Pascom