Catequistas de todos os 11 decanatos da arquidiocese, participaram, no sábado, 30 de setembro, do Encontro Arquidiocesano Celebrativo de Catequistas. Foram cerca de 1300 catequistas que se reuniram na Catedral para celebrar, animar e retomar o sentido do ser catequista por vocação.

Identificados com lenços, pompons e bandeirinhas com as cores dos decanatos, os participantes deixaram um belo colorido no interior da Catedral e expressaram alegria, vibração e entusiasmo.

Padre Rafael Solano, pároco da Catedral, deu as boas-vindas aos participantes e o frei Silvio Cesar Ferreira, OFMCap, assessor eclesiástico da dimensão bíblico-catequética, conduziu uma reflexão sobre o sentido e a missão do ser catequista, com o objetivo de reanimar e fortalecer a missão de cada um, de cada uma.

Durante a Santa Missa, presidida pelo arcebispo dom Geremias Seteinmetz, foi realizado o rito de entrega da Palavra de Deus para cada decanato, como é feito com os catequizandos. Dom Geremias entregou a Bíblia para cada decano, com as seguintes palavras: “Recebe o livro da Palavra de Deus. Que ela seja luz para tua vida. Crê no que lê, vive o que crê e anuncia Jesus com a tua vida.”

Na homilia, dom Geremias destacou a importância do processo de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal e de sermos pessoas que dizem sim ao projeto de Deus e são fiéis neste sim. Expressou também a alegria de a arquidiocese ter seu próprio itinerário catequético, que favorece este caminho.

Ao fim da celebração, irmã Angela Soldera, coordenadora arquidiocesana da catequese, anunciou a publicação do material de Catequese da Arquidiocese de Londrina pela Editora Vozes. A irmã explicou que a publicação foi um trabalho feito com a colaboração, empenho, doação e generosidade de muitas pessoas, catequistas, comissão de iniciação à Vida Cristã e o apoio e consentimento de dom Geremias.

“Após muito trabalho, revisão séria e cuidadosa a nível bíblico, teológico, litúrgico, metodológico e pastoral, temos a obra completa acrescida de um belo subsídio também para o catequizando. Temos então como resultado oito volumes. Para cada livro do catequista haverá um correspondente para o catequizando acompanhar e se apropriar mais e melhor do caminho que está sendo feito”, explicou a irmã.

“Nosso desejo agora é que juntos também possamos tornar conhecido, aprofundado e com o empenho de cada um façamos chegar em nossas paróquias, comunidades, aos nossos catequizandos, catequistas e às famílias esta riqueza”, concluiu.

O encontro encerrou com a oração do catequista e a bênção final, na alegria e compromisso dos catequistas continuarem sua missão de anunciadores da Palavra.

Fotos: Guto Honjo