No dia 18 de novembro, a coordenação dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) realizou um encontro de formação com todos os coordenadores paroquiais e decanais dos GBR, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor.
O encontro foi assessorado pela irmã Salette Besen, que propôs ao grupo o estudo do método da Leitura Orante da Palavra de Deus, realizando um exercício prático do método através da leitura de Êxodo 1; 3,7-10. “Foi edificante perceber, no momento da partilha da Palavra, a seriedade, profundidade e familiaridade que todos têm com a Palavra de Deus meditada e vivida na vida pessoal e nos GBR”, contou irmã Salette.
O resultado das avaliações dos GBR dos decanatos foi apresentado por meio de uma parábola: as estrelinhas missionárias. Na parábola, as estrelinhas pediram a Deus para exercerem uma missão na terra. Ao descerem e entrarem em contato com a realidade (no caso, os GBR), desanimaram e voltaram para junto de Deus. Só permaneceu na terra a estrela verde, que é a estrela da esperança. Esta estrela se multiplicou no coração de cada animador/a.
A partir da parábola, o grupo refletiu: somos estrelas desanimadas, que fogem da realidade, ou somos estrelas da esperança? A resposta teve um eco. “Somos ESTRELAS DA ESPERANÇA! Se estamos aqui é porque não desistimos! DESISTIR, JAMAIS!”, bradou o coro dos coordenadores.
Os participantes receberam a programação dos GBR para o próximo ano e a mensagem de Natal, com as palavras do Papa Francisco, que motivou a ter esperança: “Jesus nasce no meio de nós, é Deus-conosco. Vem para acompanhar a nossa vida quotidiana, partilhar tudo conosco, alegrias e amarguras, esperanças e inquietações. Vem como menino indefeso. Nasce ao frio, pobre entre os pobres. Carecido de tudo, bate à porta do nosso coração para encontrar calor e abrigo”.
Os coordenadores foram motivados a fazer da Novena de Natal um tempo missionário, isto é, rezar na casa dos afastados, doentes, etc., para que todos sintam a presença e o amor de Jesus junto a eles.
Pascom Arquidiocesana
Fotos: Vani Baptista de Souza
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.