A Paróquia São Luiz Gonzaga (Av. São João, 4213) realizará entre os dias 10 e 12 de novembro a primeira Festa das Nações, um verdadeiro festival gastronômico, cultural e solidário. Além de arrecadar recursos para realizar benfeitorias e reformas na igreja, o objetivo também é ajudar e contribuir com recursos para a Casa de Apoio Amigos do Hospital Universitário (HU) de Londrina, que também é correalizadora do evento. Serão três dias com barracas típicas, apresentações culturais e show de prêmios, com expectativa de público de 5 mil pessoas por dia e premiações de até R$ 4 mil.

“Estamos realizando essa grande festa não apenas para que a comunidade se reúna, conviva entre si e acolha as pessoas de toda a cidade, de outras paróquias, mas, também, para promover a solidariedade, para ajudar a Casa de Apoio Amigos do HU/UEL, que tanto faz pela sociedade londrinense”, ressalta o padre Jefferson Bassetto, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga. A festa será realizada na sexta-feira (10), das 19h às 23h, no sábado (11), das 15h às 23h, e no domingo (12), das 8h30h às 16h. A entrada é gratuita, só paga o que for consumir.

Por enquanto, está confirmada uma Cantata de Natal na sexta-feira (10). Entre as barracas, haverá alemã (currywurst, o cachorro quente alemão, com coleslaw e purê de batata, além de bolo floresta negra no pote), americana (hambúrguer e batata chips, além de maçã do amor e algodão doce), brasileira (cuscuz, pastel, escondidinho de carne seca no almoço de domingo, paçoquinha e cocada), italiana (pizza de presunto e queijo, nhoque no almoço de domingo, palha italiana), japonesa (yakissoba e tempurá), libanesa (kafta, kebab, esfiha e kit frio no almoço de domingo com babaganoush, homus, coalhada seca e pão sírio), portuguesa (bolinho de bacalhau e arroz de bacalhau no almoço de domingo, além de queijadinha de sintra. As bebidas estão na barraca da Antártida.

Regina Honda participa da Pastoral da Liturgia e conta que os próprios paroquianos serão responsáveis pela gastronomia. “Tivemos um curso de manipulação de alimentos para estarmos aptos, além de orientações de cozinheiros mais experientes nestas comidas. O bom é que fizemos muitos testes até chegarmos nas receitas ideais. Foram dias de preparação cansativos, mas, muitos apetitosos”, conta.

Show de Prêmios
No sábado (11) a partir das 20h, a festa terá um Show de Prêmios, com 2 mil cartelas que custam R$ 30 cada e podem ser adquiridas na secretaria paroquial ou com os agentes pastorais nas missas. Entre os prêmios estão R$ 4 mil (1º colocado), R$ 2,5 mil (2º colocado) e R$ 1,5 mil (3º colocado). “Uma parte da renda liquida será doada para a Casa de Apoio Amigos do HU”, explica Regina.

Pedro Vitor da Silva é vice-presidente da Casa de Apoio do HU/UEL e participa da paróquia São Luiz Gonzaga há 25 anos. De acordo com ele, a paróquia contribui com a instituição há pelo menos uma década e, desta vez, a Festa das Nações irá potencializar a solidariedade. “Um ajuda o outro, afinal, juntos somos mais fortes”, ressalta. A instituição possui uma casa com 30 leitos para abrigar familiares de pacientes internados que sejam de outras cidades e precisem de um local para pousar. A Festa das Nações tem o apoio da Sercomtel Ligga, Espaço Graf, Folha de Londrina, Grupo Tarobá de Comunicação e Rede Massa SBT.

Festa das Nações
Dias 10, 11 e 12/11.
Local: Paróquia São Luiz Gonzaga (Av. São João, 4213).
Show de Prêmios: cartelas por R$ 30.