O perdão temporal dos pecados já perdoados, conhecido como indulgência plenária, poderá ser obtido pelos fiéis católicos que participarem da peregrinação do Ano Jubilar da Igreja realizada pela Arquidiocese de Londrina, com início no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em direção à Catedral. Todas as peregrinações serão no 3º e no 4º sábado de cada mês, com a primeira sendo realizada no dia 22 de fevereiro. Além da participação da peregrinação, para obter a indulgência plenária, é preciso ainda cumprir outros requisitos.
“A indulgência plenária é uma graça concedida pela Igreja Católica às pessoas que pediram perdão de seus pecados em confissão, permitindo que a alma retorne ao estado da pureza do batismo. Isso significa que as almas não precisarão passar pelo estágio do purgatório antes de irem para o céu”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Dea cordo com ele, para se obter a indulgência plenária, basicamente é preciso confessar-se individualmente e integralmente, receber a Comunhão Eucarística e rezar pelas intenções do Papa Francisco.
No caso do Ano Jubilar da Igreja, celebrado pela Arquidiocese de Londrina com uma série de atividades, é preciso confessar-se até uma semana antes da missa de encerramento da peregrinação, participar da formação oferecida no Santuário antes da peregrinação, fazer a caminhada do Santuário até a Catedral, participar da missa e comungar, além de rezar pelas intenções do papa. “O Jubileu é um período especial da Igreja celebrado a cada 25 anos, durante o qual se concede a oportunidade única de renovação espiritual e obtenção de indulgências”, afirma o padre Rodolfo.
O primeiro Jubileu foi instituído pelo papa Bonifácio VIII no ano de 1300, já naquele ano concedendo a indulgência plenária aos fiéis que realizassem a peregrinação a Roma, com destino ao túmulo de São Pedro. Desde então, a Igreja Católica celebra o Jubileu a cada 25 anos. O último foi realizado no ano 2000, conduzido pelo então papa João Paulo II.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Foto: Luisa Menezes
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.