Mais de 600 animadores e coordenadores paroquiais e decanais dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) de toda Arquidiocese de Londrina participaram no domingo, 4 de fevereiro, da formação sobre os livros Sapienciais: Jó, Eclesiastes e Sabedoria, livros a serem estudos e meditados nos encontros bíblicos realizados nas famílias durante o ano de 2024. A formação foi assessorada pelo frei Vilson José da Silva e por irmã Salette Besen.

Frei Vilson apresentou uma pequena síntese sobre o porquê da temática dos GBR neste ano. Segundo o assessor, os livros de Jó, Eclesiastes e Sabedoria são escritos sobre os problemas mais profundos e globais do ser humano, como o sentido da vida, a morte, a justiça, a vida social, o mal, a natureza da sabedoria.

O livro do Eclesiastes contém uma reflexão sapiencial que se aproxima do Livro de Jó. O objetivo do livro da Sabedoria é reconhecer a presença da Sabedoria de Deus que conduz a história e protege a vida do seu povo. Em Israel, a sabedoria não é a cultura conseguida graças à acumulação de conhecimentos, mas o bom senso e o discernimento das situações, adquiridos através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta da vida.

Os livros sapienciais mostram que a experiência comum do povo também é lugar da manifestação de Deus e da revelação do seu projeto. Eles apresentam o agir de Deus no dia a dia das pessoas, de modo simples e concreto. Trazem, portanto, o convite para também hoje darmos atenção à nossa vida cotidiana a fim de aprendermos a articular nossa experiência da vida e da história.

Os escritos sapienciais demonstram que ninguém é dono da sabedoria, ela provém de muitos povos e por isso é ecumênica e universal. E podemos afirmar que sábio é aquele que compreendeu o que deve ser feito para viver de modo harmonioso e em paz com o mundo, com os seres humanos, consigo mesmo, com a vida e com a morte e, sobretudo, como viver o relacionamento com Deus.

Na segunda parte do encontro, irmã Salette Besen, coordenadora do GBR, apresentou a metodologia usada no livro dos grupos bíblicos deste ano. Ao finalizar o encontro a equipe de coordenação agradeceu a presença dos assessores, dos participantes e, de modo especial, o trabalho incansável das várias equipes: acolhida, café, ministério da música, Pastoral da Saúde, equipe da ornamentação e preparação do ambiente, PASCOM.

O arcebispo dom Geremias Steinmetz e o padre Alexandre Alves dos Anjos Filho, coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese, marcaram presença fortalecendo e animando a continuidade do lindo trabalho de evangelização nos grupos em famílias.

Segundo a irmã Salette, perceber o amor, a alegria e o entusiasmo do povo pela Palavra de Deus trouxe esperança. “Apesar das dificuldades e resistências de algumas paróquias em apoiar os grupos, eles seguem com convicção de que é Deus que lhes pede essa missão de viver e anunciar a Palavra nos pequenos grupos. São verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo. E a nossa esperança é de que: ‘Quem vos chamou é fiel, e é Ele que agirá’(1Ts 5,24). Gratidão a todas e a todos”, conclui.

Coordenação Arquidiocesana do GBR

Fotos: José Faria de Oliveira, José Aparecido Nascimento e Rosilene de Oliveira Santiago

?????????????????????????