O Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina da Vila Nova recebeu nessa terça-feira, 23 de setembro, cerca de 40 idosos do Lar Padre Leone, de Ibiporã em peregrinação para celebrar a Semana Nacional do Idoso, que se inicia no dia 25 de setembro e vai até 1º de outubro. A peregrinação foi oportunidade para que alguns residentes da instituição conhecessem o Santuário, além de rezarem um terço. O grupo veio a Londrina com um ônibus cedido pelo serviço social de Ibiporã.

A visita do grupo também se insere no Jubileu 2025: peregrinos de esperança. O Santuário, juntmente com a Catedral, é uma das igrejas jubilares da arquidiocese.

“A visita ao Santuario se dá pela devoção que eles têm para com Nossa Senhora Aparecida. É uma forma de levá-los pertinho da Mãe”, afirma a Irmã Lina Dusi, coordenadora do Lar Padre Leone. A instituição, que abriga idosos carentes que necessitam de ajuda, realizou recentemente um dia de pescaria e, em outro, um café da tarde oferecido por voluntários e benfeitores. Além de rezarem no Santuário, o objetivo da Semana Nacional do Idoso é celebrar e conscientizar a sociedade sobre o papel, a importância e os direitos das pessoas idosas, promovendo atividades que estimulem o bem-estar físico e mental e visando a valorização da experiência e sabedoria dessa parcela da população.

Para o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, receber o grupo de idosos é uma alegria e cumpre uma das missões do espaço como centro de peregrinação e devoção. “Nós recebemos muitos grupos que vêm rezar à Mãe Padroeira, sejam eles grandes ou pequenos. Afinal, o Santuário é esse local de peregrinação, de devoção. E estamos sempre de portas abertas para receber as peregrinações. De modo especial dos idosos, já que grande parte do nosso público, incluindo os moradores da Vila Nova, são pessoas mais velhas e muito devotas de Nossa Senhora Aparecida”, ressalta.