“Chamados a semear a esperança e a paz” é o tema proposto pelo Papa Francisco para este ano

No 4º Domingo da Páscoa, neste ano dia 21 de abril, Domingo do Bom Pastor, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Neste ano, o tema proposto pelo Papa Francisco é: “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”. Todos os fiéis são convidados a rezar pelas vocações, “de modo particular à oração para implorar do Pai o dom de santas vocações para a edificação do seu Reino: «Rogai ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe» (Lc 10, 2)”, escreve o Papa Francisco.

Por outro lado, Francisco lembra que a oração é feita mais de escuta que de palavras dirigidas a Deus. “O Senhor fala ao nosso coração e quer encontrá-lo aberto, sincero e generoso. A sua Palavra fez-Se carne em Jesus Cristo, que nos revela e comunica toda a vontade do Pai. Neste ano de 2024, dedicado precisamente à oração como preparação para o Jubileu, somos chamados a descobrir o dom inestimável de poder dialogar com o Senhor, de coração a coração, tornando-nos assim peregrinos de esperança, porque «a oração é a primeira força da esperança. Tu rezas e a esperança cresce, avança. Diria que a oração abre a porta à esperança. A esperança existe, mas com a minha oração abro a porta»”.

Na Arquidiocese de Londrina, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) preparou um roteiro para a Hora Santa Vocacional a ser celebrada nas paróquias e comunidades. Acesse o roteiro <aqui>.

Peregrinos da esperança

Vivendo a preparação para o Ano Jubilar de 2025, o Papa convida a refletir sobre o tema do jubileu: a esperança. “Caminhamos como peregrinos de esperança rumo ao Ano Santo, para, na descoberta da própria vocação e pondo em relação os diversos dons do Espírito, podermos ser no mundo portadores e testemunhas do sonho de Jesus: formar uma só família, unida no amor de Deus e interligada pelo vínculo da caridade, da partilha e da fraternidade”, escreve Francisco.

Esta é, em última análise, a finalidade da vocação, escreve o Papa: tornar-nos homens e mulheres de esperança. “Como indivíduos e como comunidade, na variedade dos carismas e ministérios, todos somos chamados a «dar corpo e coração» à esperança do Evangelho neste mundo marcado por desafios epocais”.

Por fim, o Papa convoca cada cristãos a se levantar, despertar do sono, sair da indiferença e abrir as grades da prisão “para que possa cada um de nós descobrir a própria vocação na Igreja e no mundo e tornar-se peregrino de esperança e artífice de paz! Apaixonemo-nos pela vida e comprometamo-nos no cuidado amoroso daqueles que vivem ao nosso lado e do ambiente que habitamos. Repito-vos: tende a coragem de vos envolver!”

“Levantemo-nos, pois, e ponhamo-nos a caminho como peregrinos de esperança, para que também nós, como fez Maria com Santa Isabel, possamos comunicar boas-novas de alegria, gerar vida nova e ser artesãos de fraternidade e de paz”, conclui o Papa.

A mensagem completa para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações pode ser acessada no <link>.

Juliana Mastelini Moyses

Foto: Marta Duarte