Rezemos pela Igreja, para que adote a escuta e o diálogo como estilo de vida a todos os níveis, deixando-se guiar pelo Espírito Santo em direção às periferias do mundo.
Reflexão
A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos decorre neste mês de outubro, entre os dias 4 e 29. A intenção do Papa vai, por isso, neste sentido, convidando a rezar para que o estilo de vida da Igreja seja assente na escuta e no diálogo, aberta ao Espírito Santo, em direção às periferias do mundo.
O sínodo que estamos a viver trouxe-nos esta palavra nova: «sinodalidade», que significa «caminharmos juntos». Mas isto só é possível se dialogarmos uns com os outros, capazes de falar – transmitindo ideias e opiniões – e de escutar – ouvindo o que outros têm para dizer. É um desafio que pede um coração aberto a acolher o que os outros têm para nos dar. Juntos, temos de aprender a escutar também o Espírito Santo, deixarmo-nos guiar a partir da oração e do discernimento.
O Papa Francisco recorda que «uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar é mais do que ouvir. É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender. Povo fiel, Colégio Episcopal, Bispo de Roma: cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo». O caminho do sínodo ainda não terminou, pois continuará com uma segunda sessão desta XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em outubro de 2024. Esta primeira sessão é um momento importante do itinerário sinodal que estamos a percorrer juntos na Igreja. Para que o Espírito Santo possa ser o guia dos trabalhos, somos todos chamados a acompanhar estes trabalhos com a oração.
Oração
Espírito Santo, fonte de unidade, na Igreja sentimos muita falta de escuta e de diálogo. Abre os nossos ouvidos, para que escutemos as pessoas com tempo e gratuidade, para que reconheçamos a Tua voz no outro, e para que, através da escuta mútua, sejamos criadores de comunhão, sejamos mulheres e homens que, guiados por Ti, saiam, como Igreja, até às periferias do mundo. Amém.
Desafios
– Escuta e diálogo. Escutar os irmãos na vida cotidiana.
– Um estilo de vida. Fazer da comunhão e do caminhar juntos um estilo de vida.
– Um modo de proceder. Assumir a oração como forma de vida, aberta à presença de Deus.
– Oração e discernimento. Rezar em comunidade antes de definir a sua atividade apostólica.
– Abertura ao Espírito Santo. Participar na vida da comunidade, promovendo a oração e escuta do Espírito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.