Na 5ª edição do congresso Catequistas Brasil, realizado de 2 a 4 de fevereiro deste ano em Aparecida, a coordenadora da catequese da Arquidiocese de Londrina, irmã Angela Soldera foi homenageada com o prêmio Frei Bernardo Cansi, que reconhece nomes ligados à catequese no Brasil. O prêmio leva o nome frei Bernardo Cansi, padre capuchinho precursor da Catequese Renovada no Brasil. Ao todo foram 11 homenageados.

Criado neste ano, o prêmio reconhece nomes referenciais da catequese, impulsionando e motivando os catequistas que seguem a missão de evangelizar, partindo da mistagogia e do querigma, formando discípulos missionários para o Reino de Deus.

Irmã Angela conta que recebeu a premiação com surpresa. “Mas também alegria e gratidão. Dedico essa homenagem a todos os catequistas, especialmente das dioceses em que trabalhei: Diocese de Caxias do Sul e Arquidiocese de Londrina.”

A religiosa conheceu frei Bernardo Cansi quando trabalhou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. Além disso os dois são nascidos na mesma diocese, Caxias do Sul (RS), em cidades próximas, a religiosa é natural de Nova Roma (RS) a menos de 100km de São Jorge (RS), cidade onde o frei nasceu.

Frei Bernardo Cansi

Nasceu em 3 de julho de 1937, em São Jorge (RS). Filho de Irene Maria Albarello e Alexandre Cansi, tinha por nome de batismo Fermino José Cansi. Ingressou no Seminário em Vila Flores (RS), fazendo a profissão temporária na Ordem em 1957, na cidade de Flores da Cunha (RS).

Sua profissão perpétua aconteceu em Ijuí (RS), ordenação diaconal em Porto Alegre (RS) e ordenação presbiteral em São Jorge (RS), no ano de 1966, por dom Frei Cândido Maria Bampi.

Na Província Capuchinha no Rio Grande do Sul, cursou o Instituto Superior de Pastoral Catequética (ISPAC) e trabalhou na Paróquia Santo Antônio, na capital gaúcha. Em 1970, Frei Bernardo foi transferido para a Província do Brasil Central e trabalhou nas cidades de Brasília (DF), Ceilândia Sul (DF), Campo Grande (MS) e Coxim (MS). Dedicou-se, fielmente, à liturgia e à implementação da Catequese Renovada em todo Brasil.

Escreveu 23 livros, mais de 40 artigos, foi membro da Academia de Letras de Brasília, deu início à Missa dominical pela TV Brasília e a Ave-Maria pela Rádio Planalto, e exerceu vários cargos na Província.

Frei Bernardo foi para Roma, na Itália, em 1995, cursar mestrado em Catequese pela Universidade Salesiana. Em 1996, quando se preparava para o doutorado, descobriu um câncer no estômago.

De acordo com o site da Congregação Capuchinha, Frei Bernardo é descrito como um “frade alegre, entusiasta, vibrante, persistente e sempre otimista”. Muito querido e amado pelos fiéis em Brasília, pela família, e conhecido em todo Brasil pelos cursos de catequese que orientava, faleceu no Brasil em 31 de agosto de 1996, com 59 anos de vida, 39 de vida consagrada e 30 de sacerdócio.

Fotos: Arquivo pessoal

Homenageados com o prêmio Frei Bernardo Cansi