Na noite dessa segunda feira, 06 de novembro, a Câmara Municipal de Cambé realizou a cerimônia de Moção de Aplausos aos familiares dos jovens Karoline Verri Alves e Luan Augusto da Silva, jovens católicos que foram mortos no atentado ao Colégio Estadual Helena Kolody na cidade de Cambé- PR em 19 de junho de 2023.

Nessa cerimônia além da presença dos pais, familiares e amigos dos jovens também estavam o pároco da Paróquia Santo Antônio de Cambé, Pe. Luciano Macedo – SAC, e o assessor arquidiocesano do Setor Juvenil, Pe. Dirceu Júnior dos Reis. Os jovens Karoline e Luan participavam do grupo de jovens da Paróquia Santo Antônio, também do grupo de jovens vicentinos, além de frequente participação na Santa Missa e no sacramento da Confissão. Os familiares e amigos testemunham com firmeza o desejo que eles tinham por entender e viver cada vez mais os ensinamentos da Igreja por causa da busca pela santidade.

A partir de toda sua caminhada espiritual, intelectual e pastoral Karoline Verri Alves passou a defender valores os quais considerava inegociáveis, tais como: vida de oração individual e comunitária, confissão semanal, Santa Missa, a modéstia, castidade no namoro, família, luta contra o aborto e o resgate da feminilidade. O jovem Luan Augusto da Silva no grupo de jovens Ilummi conheceu Karoline, e a partir dessa amizade, desse namoro, aumentou e amadureceu a sua fé e envolvimento nas atividades da comunidade cristã. Tinham um namoro bonito, respeitoso e orante. Gostava de ler livros de reflexões humanas e as Sagradas Escrituras.

Na cerimônia de Moção de Aplausos o Pe. Dirceu Reis recordou e dedicou as palavras do santo padre o Papa Francisco, a eles: “o coração da Igreja está cheio de jovens santos, que deram a sua vida por Cristo, muitos deles até ao martírio. Constituem magníficos reflexos de Cristo jovem. Através da santidade dos jovens, a Igreja pode renovar o seu ardor espiritual e o seu vigor apostólico” (C.V., 40).

Em breve, o Setor Juvenil da arquidiocese apresentará uma oração oficial para pedir a intercessão de Karoline e Luan sobre todos que os passam por dificuldades e buscam a santidade.

Setor Juvenil

Fotos: Paulo Henrique Bonatti