Cerca de 50 leigos do Decanato de Porecatu se reuniram, no dia 16 de setembro, na Paróquia São João Batista de Florestópolis, para uma tarde de formação bíblico-missionária. O encontro iniciou com o estudo da Carta de São Paulo aos Efésios, texto escolhido para o aprofundamento neste ano no Mês da Bíblia, com o tema: “Vestir-se da nova humanidade” (cf. Ef 4,24).

O encontro foi conduzido pela assessora Felicita Matsuda Kato, que explicou que a Carta aos Efésios é uma carta circular dirigida aos cristãos da Ásia menor (hoje Turquia), província romana que tinha Éfeso como capital. Seu conteúdo é uma homilia destinada a um público mais amplo. A primeira parte da Carta aos Efésios é marcada pelo louvor a Deus. A segunda, mais prática, chama os fiéis a vencer o “homem velho”, preso ao pecado, e a realizar uma vida nova, iluminada por Cristo. Esta vida nova se efetiva, em primeiro lugar, na família e no matrimônio.

A segunda parte do encontro foi conduzida pelo padre Michel da Rocha, missionário xaveriano e assistente eclesiástico do COMIDI (Comissão Missionária Arquidiocesana). Padre Michel discorreu sobre a Igreja em estado permanente de missão. Deus é o protagonista da missão, explicou, Deus chama, elege e envia em missão.

Cada pessoa deve ter uma experiência pessoal com Jesus Cristo para assim anunciar e testemunhar o Evangelho, continua o padre. Jesus é o grande missionário do Pai que ensina a sair de si mesmo para ir ao encontro dos outros. Por isso, deve-se anunciar não só na própria comunidade paroquial, mas além dela.

O anúncio missionário, explica o padre, é composto de três elementos: 1) Deus nos ama, somos amados por Deus com um amor sem medida; 2) Jesus nos salvou pela sua paixão e morte na cruz; e 3) Jesus vive, Ele nos envia como seus discípulos e nos garante que estará conosco até o fim dos tempos (cf. Mt 28,20).

O encontro terminou com um lanche preparado pela paróquia. Agradecemos a todos que participaram deste encontro e que prepararam com muito carinho. Deus abençoe a todos.

Comissão Missionária Arquidiocesana (COMIDI)