No dia 27 de janeiro, a Arquidiocese de Londrina promoveu formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema Fraternidade e Amizade Social, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O encontro foi ministrado pelo padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor.

Padre Alexandre apresentou aos cerca de 170 participantes, das diversas paróquias, pastorais e movimentos, leigos e religiosos, a temática da campanha, que é baseada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, de 2020. O sacerdote falou de problemas que influenciam a sociedade hoje, como a indiferença, a divisão e o confronto, com consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa, que têm sua resolução na amizade social e no entendimento de que somos irmãos uns dos outros.

A CF 2024 convida a uma reflexão sobre a filiação divina, motivo pelo qual todos são irmãos uns dos outros. Cada pessoa tem sua individualidade, suas diferenças, que são riquezas a serem colocadas em comum. O desejo é que, através do diálogo, os cristãos construam harmonia, testemunhando a toda a sociedade a fraternidade cristã e a amizade social.

A partir da metodologia “ver, julgar (iluminar) e agir”, o padre iniciou sua exposição com a reflexão a partir do questionamento de Deus a Caim, em Gênesis (4,9): “Onde está o teu irmão?”, que deixa explícita a responsabilidade que cada cristão tem para com os irmãos. O padre falou do problema do hiper individualismo, que faz as pessoas viverem fechadas em si mesmas ou em grupos, ignorando o outro  e o diferente que existe em volta.

Como solução para o problema da divisão que existe na sociedade, o padre apresentou a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano, a partir do Papa Francisco: a amizade social, iluminada pelo lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

E, por fim, a ação: “alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2), um convite a, diante de tantas formas de eliminar ou ignorar os outros, “reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras”, descreve o texto-base da Campanha citando a Frattelli Tutti.

Como ação prática, o padre sugeriu a contribuição com a Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos, de cuja arrecadação 60% fica na arquidiocese e 40% para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com colaboração de Edgar Grandolfi de Paula e Vani Baptista de Souza

Fotos: Terumi Sakai e Vani Baptista de Souza