Lideranças paroquiais da Arquidiocese de Londrina se reuniram neste sábado, 4 de fevereiro, para uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2023: que tem como tema Fraternidade e Fome. A formação no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor foi assessorada pelo padre Valdecir Badzinski, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB.

A Campanha da Fraternidade é celebrada todos os anos pela Igreja no Brasil no período da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Sexta-feira Santa. É um convite, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, buscar a conversão quaresmal de modo pessoal, comunitário e social.

Neste ano, pela terceira vez o tema da fome volta ao centro das reflexões da Campanha da Fraternidade, uma realidade que infelizmente está bem próxima de nós.

Dom Geremias, padre Valdecir e padre Alexandre (Foto: José Aparecido do Nascimento)

Retirado da passagem da multiplicação dos pães do Evangelho de Mateus, o lema da campanha: “Dai-lhes vós mesmo de comer” é um chamado de Jesus a seus discípulos para não cruzarem os braços diante de uma multidão faminta, mas agir.

Na segunda parte da formação, o assessor procurou instigar os participantes a pensarem ações concretas que reduzam os efeitos da fome em âmbito pessoal, comunitário e social.

Juliana Mastelini Moyses

Assista a matéria: