A Animação-Bíblico Catequética promoveu, no dia 13 de abril, formação arquidiocesana sobre Catequese de Adultos, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. A formação, ministrada pela irmã Angela Soldera, coordenadora arquidiocesana da Catequese, teve a participação de 111 catequistas.

A irmã destacou na sua fala que a catequese com adultos deve ser um espaço de muito acolhida, considerando a variedade de pessoas que podem procurar a catequese, como pessoas de outras denominações religiosas, pessoas que não conhecem a Palavra de Deus ou pessoas de diferentes culturas.

“É importante conhecer a realidade de cada catecúmeno, pois a catequese deve levar em conta as experiências vividas, os desafios que eles encontram, suas capacidades espirituais, suas interrogações e necessidades em relação à fé”, explicou a irmã.

Segundo ela, os adultos são os primeiros interlocutores da mensagem cristã, pois é a partir deles que novas gerações serão formadas. “Isso acontece através do testemunho na família, na sociedade, na política, no trabalho, na vida e na vida de comunidade.”

Irmã Angela também refletiu que a catequese é um processo de aprofundamento estruturado, orgânico e sistemático na vida de fé, cuja função é favorecer condições fundamentais para a educação da fé, que ultrapassa uma fé individualista, intimista e desencarnada da vida e do cotidiano. “Com o anúncio do querigma, que perpassa toda caminhada catequética, e com a iniciação mistagógica para o amadurecimento da vivência cristã, a catequese encontra-se no coração eclesial, tornando-se instrumento da existência da Igreja como Sacramento do Reino de Deus”.

Citando o Diretório Nacional da Catequese (DNC), a irmã explica que no itinerário com os adultos a missão da catequese é “reforçar a opção por Jesus, educar para a prática da caridade, ajudar viver a vida da graça, alimentados pelos sacramentos e desenvolver os fundamentos da fé, que permitam dar razão da esperança” (183). “A evangelização é compromisso e missão de todo batizado, Jesus conta com cada batizado para ser sua voz que ecoa na vida daqueles que desejam conhece-Lo”, finaliza.

Colaborou Aparecida Peixoto da Silva

Fotos: Guto Honjo