Coordenadores dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Ministros Leitores, Catequese, Coroinhas e envolvidos com a Liturgia das paróquias participaram, no final de semana, dias 27 e 28 de janeiro, do retiro em preparação para a Missa dos Santos Óleos, que neste ano será no dia 26 de março, Terça-feira Santa, no Ginásio de Esportes Moringão.

A formação foi na Catedral de Londrina e reuniu cerca de 600 lideranças, que participaram ou no sábado ou no domingo. As reflexões foram conduzidas pelo padre Joel Medeiros, assessor de liturgia da arquidiocese, e pelo padre Wendel Perre dos Santos, reitor do Seminário Filosófico Dom Albano Cavallin. “No sábado deu tanta gente que nós tivemos até que mudar o local, estávamos no salão e tivemos que subir para a nave da Catedral”, contou padre Joel.

Além de tratar sobre o significado da Missa dos Santos Óleos, o retiro trabalhou sobre a luz, o óleo e a unidade. A ideia é que os participantes repliquem o retiro nas comunidades para que a Missa dos Santos Óleos não seja apenas uma missa “diferente” no Moringão, “mas que tenha uma mística, uma espiritualidade profunda, para que as pessoas possam realmente celebrar a unidade, tendo como espírito o caminhar juntos, celebrar juntos, em espírito de participação”, explica.

Segundo padre Joel, a participação e o envolvimento das pessoas atingiram o objetivo. “É isso que queremos, que tenha uma boa participação e que despertem nas comunidades [o sentido da celebração]. Nosso objetivo não é encher o Moringão, que é belo, mas que sejam todos os ministérios da Igreja e o presbitério, que são inspirados pelo Espírito Santo, em torno do bispo, porque esse é o sentido. Parece que este espírito, esta explicação conseguiu chegar a todos”, finaliza o padre.

Juliana Mastelini Moyses

Fotos: Guto Honjo, Juliana Mastelini Moyses e Wellington Ferrugem