A Arquidiocese de Londrina celebrou, no dia primeiro de outubro, a abertura do Mês Missionário, com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e da Semana Nacional da Vida e do Nascituro, com o tema: “Adoção – Amor com laços do coração”. A Santa Missa na Catedral Metropolitana foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelo padre Rafael Solano, cura da Catedral, padre Michel Luciano Augustinho da Rocha, SX, assessor das missões na arquidiocese, e padre Augustin Mukamba Basubi, Paróquia São Vicente Pallotti.

A missa teve a participação de famílias, da Pastoral Familiar e de pessoas envolvidas com a missão na arquidiocese. Segundo a irmã Salette Besen, coordenadora das Missões Permanentes, foi uma celebração rica de participação e motivação na defesa da vida, missão de todos os cristãos.

Ao final da celebração, dom Geremias deu a bênção de envio aos animadores da novena missionária, que será realizada nas diversas paróquias durante este mês, e também o subsídio da Pastoral Familiar para a Semana da Vida e do Nascituro.

Na homilia, dom Geremias destacou a importância de se criar uma cultura a favor da vida, pois a vida não é descartável. O arcebispo também motivou os fiéis a serem discípulos missionários anunciando a Boa Nova de Jesus a todos.

Primeira Caminhada pela Vida

Antes da missa, marcando a abertura da Semana Nacional da Vida e do Nascituro e do Mês Missionário, foi realizada a primeira Caminha pela Vida da Arquidiocese de Londrina. Estiveram presente pastorais, movimentos e serviços, que juntos saíram do Santuário de Schoenstatt meditando o Santo Terço conduzido pelo padre Rafael Solano, pelo o casal Patrícia e Gabriel, que representa a promoção e defesa da vida, pelo casal Kassandra e Laércio, coordenadores da Pastoral Familiar, e pelas irmãs de Schoenstatt. A procissão foi até a Catedral Metropolitana de Londrina, onde foi celebrada a Santa Missa. O trajeto foi acompanhado por famílias, crianças, representantes de pastorais e instituto que trabalham com a defesa da vida desde sua concepção até o fim natural.

Fotos: José Fariah e Paulo Henrique Bonatti